segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Dramática colhida de Vitor Mendes no Equador


O site "mundotoro.com" publica hoje a foto do repórter equatoriano Paco Fierro que retrata o momento dramático da colhida (sem consequências graves, felizmente) do Maestro Vitor Mendes, sábado passado na praça de Latacunga, no Equador, que foi reinaugurada e onde o diestro português cortou uma orelha actuando mano-a-mano com o matador espanhol Finito de Córdoba.
Vitor Mendes, que já conquistara o troféu como triunfador dessa corrida, foi agora também galardoado pelo Círculo Taurino Amigos da Dinastia Bienvenida com o prémio "La Fábula Taurina" pela actuação mais completa nessa corrida, enquanto que ao diestro Finito de Córdoba foi outorgado o prémio "Pepe Bienvenida" à "melhor estocada". Os troféu foram entregues aos matadores pelo alcaide de Latacunga, Arq. Rodrigo Espín.
O Círculo Bienvenida decidiu este ano cancelar os troféus que entregava desde 2000 aos triunfadores da Feira de Jesús del Gran Poder em Quito, no Equador, que decorre no final deste mês, devido ao facto de as corridas, pode decisão governamental, não serem de morte. O Círculo considera que se trata de "um atentado aos fundamentos da tauromaquia e à integridade da corrida de toros" e por isso considera falta de legitimidade aos espectáculos de Quito e aos que neles vão intervir.
Ao contrário, o empresário José Luis Cobo reinaugurou a praça de Latacunga com uma corrida de morte.

Fotos Paco Fierra/mundotoro.com