quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Rui Fernandes provável na abertura do Campo Pequeno


Grande triunfador da última temporada em Portugal, Rui Fernandes deverá ser um dos toureiros do cartel de abertura da época no Campo Pequeno no próximo dia 12 de Abril - anunciou ontem Rui Bento numa grande entrevista a Solange Pinto no site "touro e ouro".
O antigo matador de toiros e gerente da primeira praça do país reafirmou a intenção de trazer José Tomás a Lisboa na corrida comemorativa dos 120 anos da praça do Campo Pequeno e confirmou também que já manteve contactos com o apoderado do matador Juan José Padilla para que este se apresente este ano na arena da capital - uma notícia avançada em primeira mão pelo "Farpas" na última semana.
Frisando que ainda não está nenhum toureiro contratado para a temporada lisboeta, Rui Bento anunciou algumas intenções, entre as quais a de trazer Pablo Hermoso a uma das primeiras corridas do abono e provavelmente também à Figueira da Foz (praça igualmente gerida pela Sociedade Campo Pequeno)  e também a de procurar demover Ventura da sua decisão de não actuar este ano em Portugal, contratando-o também para o Campo Pequeno.
No que respeita a portugueses, Rui Bento adiantou que já manteve conversações com João Moura e que ainda não falou com Luis Rouxinol, muito embora projecte também uma corrida comemorativa dos seus 25 anos de alternativa. Quanto a matadores espanhóis, o gerente do Campo Pequeno admitiu, além dos referidos Tomás e Padilla, poder contar com António Ferrera, Iván Fandiño, David Mora e outros. Rui Bento não excluiu também a hipótese de virem este ano a Lisboa outros rejoneadores espanhóis, como Cartagena e Leonardo Hernández e anunciou ainda a realização de uma corrida comemorativa do 60º aniversário do Fundo de Assistência dos Toureiros. O antigo matador de toiros não descartou a possibilidade de, "se perder uns quilos", voltar a tourear no final da temporada num festival ao lado de José Luis Gonçalves, quando se assinala o 30º aniversário da vitória de ambos no célebre concurso promovido pela então empresa do Campo Pequeno, "À Procura de Novos Toureiros".
Rui Bento revelou ainda que contactou Pedrito de Portugal com o intuito de o contratar para a corrida de abertura da temporada e que este prometeu dar resposta uma semana depois... entretanto já passou mais de um mês...
Já este fim-de-semana, sábado e domingo, o Campo Pequeno abre as suas portas para os primeiros festejos do ano, as novilhadas do V Encontro Internacional de Escolas Taurinas, em que será feita a apresentação oficial dos alunos da Academia de Toureio da primeira praça do país.

Foto M. Alvarenga