terça-feira, 27 de março de 2012

Aficionados lutam por nova praça na Linha de Cascais

A antiga Monumental "José ªPessoa" em Cascais, derrubada há uns anos
O complexo que ia nascer no local onde existiu a Monumental de Cascais
e que nunca chegou a avançar. Hoje é um... parque de estacionamento...
A antiga praça de toiros de Algés fez história durante muitos anos na Linha



Um grupo de aficionados de vários pontos do país criou uma associação com o objetivo de construir uma praça de toiros na Linha de Cascais para promover a Festa Brava e outras actividades culturais.
"A Associação Pró Toiros na Linha já tem comissão instaladora, estatutos e regulamento interno definido", adiantou ontem ao jornalista Hugo Teixeira da Agência Lusa o vice-presidente da agremiação, Francisco Miguel Penha.
De acordo com o responsável, o objectivo principal do projecto passa pela construção de uma praça de toiros "multifacetada" para receber diferentes espectáculos e eventos, uma vez que, na sua opinião, não seria "rentável" abrir um espaço do género só para acolher "duas ou três corridas de toiros por ano".
O primeiro passo dado pela associação, como forma de divulgação dos seus objetivos e discutir ideias, foi através da criação de uma página na rede social "Facebook", denominada "Queremos uma praça de toiros nova na Linha", iniciativa que já reúne cerca de 4.500 seguidores.
Francisco Penha especificou à Lusa que, quando se fala na construção de um projecto desta natureza na Linha de Cascais, está a referir-se às zonas de Sintra, Oeiras e Cascais.
"Estamos a equacionar três terrenos nestes três concelhos. Vamos apresentar o projecto aos responsáveis dos pelouros do urbanismo dos três municípios e aguardar uma resposta", disse.
"Depois, logo vemos onde vai avançar o projecto, quem aceita este desafio", acrescentou.
Sobre as questões relacionadas com o financiamento para a construção da praça de toiros, o responsável adiantou que vai ser "em breve" apresentado o projecto a vários empresários e investidores.
No entanto, sublinhou, "já temos empresários interessados" nesta obra, que pretende "servir várias áreas".
"Esperemos também que as câmaras municipais da zona deem uma celeridade processual e que reconheçam a obra de interesse público, uma vez que o projecto tem também uma vertente social muito significativa", acrescentou.
A Associação Pró Toiros na Linha espera ainda lançar um jornal, um projecto que também tem como objetivo ser distribuído junto das diversas comunidades portuguesas no estrangeiro, nomeadamente um periódico que "defenda a tradição taurina e aquilo que é nosso".
A Associação Pró Toiros na Linha é oficialmente apresentada no próximo dia 21 de Abril, no decorrer de um jantar no Clube Naval de Cascais.


Fotos D.R.
Francisco Penha, vice-presidente da Associação Pró Toiros na Linha