Em entrevista exclusiva ao site "taurodromo", o director de corridas Manuel Jacinto (na foto, com Miguel Alvarenga) denuncia que a Inspecção-Geral das Actividades Culturais dispensou, pura e simplesmente, todos os antigos directores de corrida, à excepção dos cinco mais recentes, para dar entrada aos novos dezasseis estagiários que, como noticiámos, prestam as primeiras provas no próximo domingo nos espectáculos que se efectuam em Vila Franca e em Alcochete (oito em cada praça).
Manuel Jacinto, antigo e consagrado bandarilheiro e um dos mais competentes directores de corrida, fora nomeado no final da semana passada pela IGAC para dirigir no domingo a corrida de Alcochete. Já esta semana, a Drª Rosa Bravo, da IGAC, informou-o de que afinal fora suspenso, ele e todos os outros directores de corrida em actividade...
Manuel Jacinto ficou perplexo com a notícia do inesperado "despedimento"... Em declarações ao referido site, considerou "um disparate muito grande" toda esta atitude e acusou, sem papas na língua: "Não sei quem são os senhores que vão fazer o estágio para directores de corrida, pelo que li há duas senhoras e apenas dois antigos forcados. Nenhum foi toureiro e nenhum está, aparentemente, ligado à Tauromaquia. São, pelo que me apercebo, pessoas alheias à Tauromaquia. Pelo que não entendo como é possível que a IGAC dispensa antigo toureiros e pessoas que sabem da arte, para as substituir por pessoas que nada sabem...".
Mas é o país que temos, amigo Manuel!
(Entrevista bombástica de Manuel Jacinto disponível em www.taurodromo.com).
Foto D.R./Arquivo