
Após três tentativas "mal sucedidas" para conseguir obter junto da empresa "Aplaudir", de João Pedro Bolota (foto ao lado) uma senha de trincheira, a fim de realizar reportagens para o programa que dirige, "O Triunfo da Festa", da RDP/Internacional (que neste momento ocupa o 11º lugar em níveis de audiência num universo de 17 Rádios Web da RTP), o crítico tauromáquico Luis Sarmento (também apoderado do matador de toiros Pedrito de Portugal, na foto de cima) enviou terça-feira um e-mail à referida empresa (promotora de duas corridas amanhã em Santarém e outra em Setúbal no domingo) onde informa que "vai explicar" ao Director das Antenas Internacionais de Rádio da RTP, assim como ao Presidente do Conselho de Administração da RTP que "a empresa Aplaudir Eventos Lda. não está disponível para garantir as condições de trabalho que nós consideramos indispensáveis para a realização de reportagem, essencial no conteúdo deste programa".
Luis Sarmento salienta ainda no referido e-mail lamentar "eventualmente", o "prejuízo das relações da empresa Aplaudir Eventos Lda. com a RTP, mas após três tentativas de 'O Triunfo da Festa' para ultrapassar este impasse, não fomos bem sucedidos".
Fonte da empresa "Aplaudir" esclareceu ao "Farpas" que "se não concedemos por três vezes senha de trincheira ao Sr. Sarmento foi porque não quisemos mandar para a bancada três fotógrafos. E nunca lhe negámos o acesso à bancada... se não quer ir para lá, a culpa não é nossa".
E acrescentou:
"Não podemos dar senhas de trincheira a todos e continuamos sempre a dar as senhas aos profissionais da Fotografia, não só aos individuais, mas também aos que representam orgãos de Comunicação Social. Os cronistas têm acesso à bancada e só quando sobram senhas é que as poderemos facultar. Demos sempre primazia aos orgãos de Comunicação Social, por ordem de antiguidade, e temos sempre solicitado à IGAC o aumento do número de senhas nas praças em que existam burladeros suficientes onde os profissionais estejam abrigados".
Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com
