
Duas horas de muita emoção e grandes recordações - é o que nos promete Maurício do Vale para o serão da próxima quarta-feira na RTP-Memória, no 17º e último programa da série "Vamos aos Touros" que, pelo seu sucesso e altos "picos" de audiência, deverá regressar em força muito em breve.
A aficion em Guimarães estará em foco através de imagens de uma corrida ali efectuada e em que participaram os cavaleiros José Maldonado Cortes e Emídio Pinto e os espadas Ricardo Chibanga e José Luis Gonçalves. Como curiosidade, o facto dos depoimentos recolhidos junto dos autarcas da cidade, que são precisamente e ainda o mesmos de hoje, realçando a importância da Festa Brava e a importância de fomentar a Norte a arte tauromáquica. "Curiosamente, no ano em que foi Capital Europeia da Cultura, houve de tudo em Guimarães, menos uma corrida de toiros", lamenta Maurício do Vale, que alerta precisamente para a curiosidade e oportunidade desta antiga reportagem que quarta-feira vamos poder rever.
Ainda no "Vamos aos Touros" desta quarta-feira e como já referimos, a reportagem da trágica colhida mortal do forcado António Gouveia (foto ao lado), dos Amadores do Montijo, na arena de Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, em Agosto de 1991.
Também tempo para lembrar a primeira reportagem feita há já uns anos pela RTP na Califórnia e três notáveis entrevistas com Conchita Cintrón, D. Francisco de Mascarenhas e Ricardo Chibanga.
A não perder, portanto, o "Vamos aos Touros", esta quarta-feira, a partir das 22h19, na RTP-Memória.
Foto "Farpas"/Arquivo
