Miguel Alvarenga - Conheci finalmente Henrique Gil e sua Mulher, Lúcia, os novos empresários taurinos nacionais (empresa "Toiros +") e os primeiros que alargaram a sua actividade a Espanha, onde gerem as praças fronteiriças de Albuquerque e Barcarrota e, desde ontem, também a de Valência de Alcântara. Num agradável jantar anteontem em Lisboa (chimarrão regado com caipirinha), Henrique Gil e Lúcia deram-me a conhecer os seus ambiciosos e ousados projectos para as praças portuguesas de Portalegre, Cabeço de Vide, Terrugem (Elvas) e Monforte, bem como para as arenas espanholas que vão gerir em 2013, todas elas na província de Badajoz.
Novos nestas andanças, os empresários surpreenderam tudo e todos neste início de temporada ao ficaram com algumas praças e aparecerem "de rompante" num meio que sempre "desconfia" de sangue novo. Henrique Gil tem a consciência e a noção de que "meio mundo está de armas apontadas contra ele, à espera que escorregue e dê o tombo", mas reage: "Infelizmente, é assim sempre. Mas posso orgulhar-me de que, se quisesse ir embora neste momento, não ficava a dever um cêntimo a ninguém, tenho tudo pago. E estou por bem na Festa".
Tem ideias claras, quer fazer coisas diferentes, inovar. "Vamos pôr sangue novos nos cartéis, apostar na renovação da Festa e sempre com toiros-toiros, nada de Murubes...", garante o empresário.
Depois da auspiciosa - e exemplar - estreia na segunda-feira de Páscoa em Sousel, onde levou a corrida por diante apesar do mau tempo e num fim-de-semana em que todas as empresas haviam cancelado com antecipação os seus espectáculos, a empresa "Toiros +" aposta agora em grande na primeira corrida do ano em Portalegre, no próximo dia 1 de Junho. A corrida inicia-se às dez da noite, mas a festa vai começar à tarde. Por se tratar do Dia Mundial da Criança, haverá um parque de divertimentos insufláveis instalado junto à praça para divertimento dos mais pequenos, além de tendas de comes e bebes e música flamenca, como já foi anunciado, a cargo do grupo espanhol "Spanish Soul". Estará também assegurado o transporte em autocarros da cidade para a praça de toiros.
"As pessoas não podem só chegar à praça à hora da corrida e ver o espectáculo, hoje em dia é necessário criar todo um ambiente em torno de um evento, por forma a atrair o público e o que vamos fazer em Portalegre no próximo dia 1 de Junho é uma festa. Tenho um sonho: esgotar a praça", adianta Henrique Gil.
Nesta primeira corrida do ano em Portalegre, lidam-se toiros da famosa ganadaria de Murteira Grave e actuam os cavaleiros Luis Rouxinol e Marcos Bastinhas. O terceiro cavaleiro pode ser, como já foi anunciado, João Maria Branco, que faria a sua estreia depois da alternativa no próximo dia 16 de Maio no Campo Pequeno. "O nosso relacionamento com Rui Bento tem sido excelente e estamos a negociar nesse sentido, mas nada está ainda confirmado", revela Gil.
Quanto à praça de Monforte, a "Toiros +" organizará uma única corrida no dia 17 de Agosto. Henrique Gil informa que vai tentar contratar os três jovens cavaleiros "mais emblemáticos" da zona e do Alentejo: João Moura Caetano, João Moura Jr. e Marcos Bastinhas. Com "toiros de verdade", sublinha o empresário.
Em Albuquerque, Barcarrota e Valência de Alcântara, praças espanholas onde "tem força o rejoneio", a "Toiros +" projecta levar a cabo corridas de competição entre cavaleiros lusos e rejoneadores espanhóis, com disputa de troféus e a presença de grupos de forcados portugueses.
Mais novidades... Henrique Gil e Lúcia prometem muitas mais, ao longo do ano.
Foto D.R.