terça-feira, 12 de novembro de 2013

2014 (provavelmente) sem "exclusivas"


As "exclusivas", que tanta polémica criaram no início desta temporada, podem não ter sequência em 2014. António Manuel Barata Gomes (à direita na foto, com o seu amigo e cavaleiro tauromáquico José Luis Cochicho) deverá prosseguir a sua actividade empresarial com a "Campo e Praça", em sociedade com Albino Caçoete e é um dado adquirido que voltará a concorrer às praças que geriu nesta temporada e provavelmente até a outras, mas desta vez, muito provavelmente também, sem "exclusivar" toureiros. Em declarações exclusivas ao "Farpas", o conhecido proprietário do restaurante mais taurino do país, a "Casa das Enguias" na Lançada, adiantou que as "exclusivas" podem não ser renovadas, nem feitas nenhumas outras, na próxima época. "Primeiro, vamos ver o que acontece com os concursos das praças, depois se verá o resto, mas é provável que não volta e fazer 'exclusivas' na próxima temporada", disse. Embora reconhecendo que o formato "foi benéfico para os toureiros", o empresário reconhece que "a guerra que nos moveram no início, por terem interpretado mal a situação" se ficou a dever, em grande parte, à falta de informação que prestaram e ao silêncio que rodeou os porquês das "exclusivas".
O cavaleiro Rui Fernandes já anunciou publicamente que se desligava da "Campo e Praça", como se desligou dos apoderados que mantinha em Portugal e Espanha. Também António Ribeiro Telles, João Salgueiro, Vitor Ribeiro e João Telles Jr. deverão em 2014 ficar desligados, em termos de "exclusivas", da dupla Barata Gomes/Caçoete. À empresa continuará ligado, por via do apoderamento de Albino Caçoete, o cavaleiro Gilberto Filipe, um dos toureiros que este ano mais evoluiu em termos artísticos e mais se voltou a afirmar.
António Manuel Barata Gomes promete, a seu tempo, dar conta de todos os projectos que tem em carteira para a temporada de 2014.

Foto Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com