segunda-feira, 10 de março de 2014

Pablo Hermoso colhido ontem em Motul (México)


Pablo Hermoso de Mendoza sofreu ontem uma colhida espectacular, felizmente sem gravidade, na praça mexicana de Motul, em Yucatan. O acidente ocorreu quando montava o cavalo "Pirata" e se preparava para colocar o rojão de morte, tendo o toiro (da ganadaria de Los Encinos) alcançado o cavaleiro e provocado o seu desiquelíbrio. Pablo foi literalmente "cuspido do cavalo", segundo nos relatou seu irmão Juan Andrés, e o "Pirata", "parecendo sentir o perigo da situação, colocou-se em defesa de Pablo e mordeu o toiro, como que a proteger o ginete".
"Foi uma luta espectacular e dramática, com o toiro a levantar o cavalo no ar, sem o soltar e Pablo no chão, esquivando-se às patas do cavalo. Quando tudo terminou, cavaleiro e cavalo voltaram a juntar-se e a enfrentar o toiro. Visivelmente dolorido e com a cara manchada de sangue, Pablo conseguiu colocar o rojão de morte. Cavalo e cavaleiro abandonaram a praça com o público de pé, tributando-lhes a maior ovação da tarde", conta Juan Andrés.
Pablo Hermoso sofreu uma forte contusão no ombro direito e o "Pirata" sofreu um golpe na pata esquerda, mas sem gravidade de maior. "Foi um susto enorme e que não terminou num caso muito sério só porque Deus não quis", desabafa o irmão de Pablo Hermoso.
O rejoneador navarro foi silenciado no seu primeiro toiro e ovacionado no segundo, em que sofreu a colhida. Esta era a terceira corrida de Hermoso neste fim-de-semana, depois de na sexta-feira ter cortado duas orelhas e um rabo em Ciudad del Carmen (Campeche) e de no sábado ter indultado um toiro em Cancun, triunfos de que ainda hoje aqui publicaremos as respectivas reportagens.

Fotos Juan Andrés H. Mendoza/www.pablohermoso.net/Farpas