José Franco "Grenho", o bandarilheiro luso que é peão de confiança de Pablo Hermoso (ainda no México), sábado em Juriquilla com José Tomás |
Triunfal regresso às arenas, sábado, do mítico matador José Tomás em Juriquilla (México), depois da gravíssima cornada que sofreu em 2010 em Aguascalientes e que o deixou às portas da morte.
A praça encheu até às bandeiras. Políticos, artistas, ganaderos e muitos toureiros marcaram presença para assistir à reaparição do diestro de Galapagar (Madrid), que para além do balance artístico - cortou duas orelhas no primeiro toiro e saíu em ombros - proporcionou uma grande e emotiva tarde de toiros.
José Tomás, que nos dois outros toiros que lidou e matou foi ovacionado, actuava mano-a-mano com o mexicano Fernando Ochoa, que se despediu das arenas e também o acompanhou na saída em ombros (foto de cima). Ochoa foi ovacionado no primeiro toiro, cortou uma orelha no segundo, foi silenciado no terceiro e obteve as duas orelhas no quarto, cuja lide ofereceu ao público. Lidaram-se toiros de Fernando de la Mora (dois aplaudidos no arraste) e Los Encinos.
Fotos Emílio Méndez/suertematador.com