"Cachapim" e Sousa com Bastinhas, ontem em Elvas: foram eles os empresários que há 31 anos montaram em Évora a corrida de alternativa do cavaleiro |
António Paes de Sousa e Ferreira Paulo "Cachapim", com sua Mulher, Teresa, ontem em Elvas |
António Sousa e "Cachapim" marcaram ontem presença em Elvas na Casa da Cultura, no acto de inauguração da exposição "Joaquim Bastinhas, de Elvas para o Mundo". Em declarações exclusivas ao "Farpas", Ferreira Paulo "Cachapim" recordou a grande ligação que nos últimos trinta anos ligou a sua empresa ao Maestro de Elvas:
"Tinha que estar presente na abertura desta exposição. Está uma exposição com muita classe. É uma honra ter organizado a corrida da alternativa de Joaquim Bastinhas, há 31 anos, com meu Pai e o Sousa, ali nasceu uma Figura cimeira da tauromaquia. Aliás, nós estivemos sempre ligados à carreira do Bastinhas, montámos também a corrida dos seis toiros em Setúbal, montámos os primeiros confrontos com o João Moura em Elvas, em Portalegre e em Évora. O Bastinhas é uma grande Figura, teve sempre um carisma que se traduziu numa simbiose perfeita com o público e que, trinta anos depois, se mantém inalterável. É um toureiro insubstituível. Não me esqueço que, quando gerimos o Campo Pequeno, o chegámos a contratar num ano para seis ou sete corridas. Nos meus tempos de apoderado e empresário, era sempre um toureiro com que havia que contar, apertava sempre nas corridas importantes, não dava por barato o triunfo".
E acrescenta:
"E como o tema desta exposição é também o Homem, tenho que dizer que, sem nunca lhe ter pedido nada, quando dele necessitei, abriu-me sempre as portas da sua casa. Nunca me posso esquecer que quando o Zoio precisou dos cavalos, foi ele que me ligou. Quando soube que tinha cá o rejoneador colombiano Dairo Chica e não havia cavalos, também foi ele que me chamou. Só me resta ser agradecido e com a minha humilde presença nesta exposição, prestar a minha reconhecida homenagem ao Joaquim Bastinhas. Foi o toureiro que a minha Mãe, até já não poder, seguiu sempre e a quem ele sempre dispensou um carinho especial. Estou-lhe grato também como homem e como aficionado. É um Toureiro e um Homem diferente".
Fotos Marco Gomes