Ignacio Rios e Pepe Cotán, os novos apoderados de João Maria Branco, fotografados este sábado em Serpa com o toureiro e o seu fiel colaborador Damásio Grades |
Valor, raça e atitude: "Ainda hei-de ser o número um!" |
Os novos apoderados do cavaleiro João Maria Branco, os espanhóis Ignacio Rios e José Luis Cotán, fizeram a sua estreia no festival que sábado se celebrou em Serpa. A nova dupla sucede a Rui Bento, cujo apoderamento a Branco teve polémico ponto final no início de Agosto do ano passado e se iniciara no princípio de 2013, depois de o cavaleiro de Estremoz se haver separado de "Nené" Cardoso. Ignacio Rios, antigo toureiro, é um jovem e dinâmico empresário, gestor da praça de Calatayud e de outras no norte de Espanha. Pepe Cotán é uma figura mais conhecida dos aficionados portugueses, já que foi durante largos anos bandarilheiro de confiança de Pablo Hermoso de Mendoza (com quem actuou inúmeras vezes em praças nacionais) e integrou a seguir a equipa de João Moura Júnior. É actualmente vedor de toiros de importantes empresas espanholas e também dos toureiros António Ferrera e José Garrido.
João Maria Branco debutará em Espanha no mês de Maio, devendo esta temporada basear grande parte da sua campanha no país vizinho. Em Portugal e depois de ter estado em grande nível no sábado em Serpa, vai disputar um mano-a-mano com João Moura Caetano a 2 de Maio em Estremoz e está também contratado pela empresa "Aplaudir" para a corrida de seis cavaleiros da Feira de Maio na Moita e para a Corrida TV/Norte a 17 de Julho na Póvoa de Varzim, prevendo-se que se apresente igualmente nas praças de Évora, de Setúbal e do Montijo.
Fotos Emílio de Jesus e Ana de Alvarenga