A corrida de sábado em Coruche foi muito bem dirigida por Rogério Jóia e marcou o regresso às lides do cornetim José Henriques |
O cavaleiro Manuel André Jorge, homenageado pelo 50º aniversário da sua alternativa, com o cronista João Cortesão |
Manuel André Jorge homenageado pelos seus 50 anos de alternativa, recebida naquela mesma praça das mãos de Pedro Louceiro |
Houve mais toiros que toureiros na corrida que sábado se celebrou na Monumental de Coruche e onde o mais destacado dos seis jovens cavaleiros que compunham o cartel foi Francisco Palha, na sua primeira actuação deste ano em arenas portuguesas. Participações mais discretas dos cavaleiros Manuel Telles Bastos (que, segundo o site "naturales", "andou asseado mas discreto a mais, quando comparado com o que vimos dele no Campo Pequeno", apesar de ter cravado o primeiro comprido em arrojada sorte de gaiola), Marcelo Mendes, Tomás Pinto, Salgueiro da Costa e Luis Rouxinol Júnior e boas pegas dos Amadores do Ribatejo (Pedro Coelho e André Martins à primeira; e o cabo Pedro Espinheira à terceira) e dos Amadores de Coruche (Paulo Oliveira e António Tomás ao primeiro intento; e José Marques à segunda).
Pese embora o grande esforço e empenho da empresa "Tauroleve", a corrida teve escassa presença do público e o Concurso de Ganadarias do Sorraia foi ganho pelos toiros de Veiga Teixeira (bravura) e Vale Sorraia (apresentação). Lidaram-se ainda toiros de excelente trapio das ganadarias Lopes Branco, António Silva, Cunhal Patrício e David R. Telles.
Prestou-se merecida homenagem ao antigo cavaleiro de Nave-de-Haver Manuel André Jorge (foto ao lado), que há 50 anos recebeu a sua alternativa nesta mesma praça, concedida pelo saudoso Pedro Louceiro.
A corrida foi muito bem dirigida por Rogério Jóia e ficou ainda marcada pela reaparição do afamado cornetim José Henriques, depois do problema de saúde que sofreu em finais do ano passado e o vinha impedindo de actuar.
Fotos Maria João Mil-Homens