sexta-feira, 31 de julho de 2015

Portugueses ontem com "El Juanito" em Sevilha

Dr. Pedro Marques, momentos antes do início da novilhada, com "El Juanito"
e seu pai, o bandarilheiro Hugo Silva
O Maestro Tomás Campuzano e o matador Manuel Dias Gomes ontem na Real
Maestranza
com amigos, entre os quais o bandarilheiro Joaquim de Oliveira
Hugo Silva e seu filho Rodrigo com Pedro Marques no burladero da empresa
Diogo Fera, Pedro Marques, Hugo Silva e Rodolfo Barquinha
Dr. Pedro Jorge Marques com António Mesa no callejón da Real Maestranza

Fotos D.R.

Habilite-se no "Facebook": Campo Pequeno cria mais um Passatempo

Depois do grande triunfo que ali alcançou a 16 de Julho, Miguel Moura é um dos
três cavaleiros da corrida da próxima 5ª feira, 6 de Agosto, no Campo Pequeno,
em noite de alta competição com Vitor Ribeiro e Jacobo Botero - e você pode
habilitar-se a vê-los se participar no Passatempo do "Facebook"


A empresa do Campo Pequeno está a promover até ao dia 4 de Agosto (próxima terça-feira) mais um Passatempo para habilitar três aficionados (afinal, seis, porque os bilhetes são duplos) a assistirem à corrida da próxima quinta-feira, 6 de Agosto (um cartel de alta competição com Vitor Ribeiro, Jacobo Botero e Miguel Moura, forcados do Barrete Verde de Alcochete e das Caldas e toiros de Maria Guiomar Moura) e ainda a fazerem uma visita guiada aos bastidores da primeira praça de toiros do país.
Para participar, basta fazer um post (comentártio) na página oficial da Praça do Campo Pequeno na rede "Facebook" e dizer por que deve ser o escolhido. Os autores dos três posts com mais "gostos" até às 23h00 de dia 4, ganham uma visita guiada à praça, às 19h00 de quinta-feira, dia 6 de Agosto e um bilhete duplo para à noite assistirem à corrida. Vamos nisso, mãos à obra!

Fotos D.R. e Frederico Henriques/@Campo Pequeno

Reportagem de Pedro Marques: o triunfo de "El Juanito" ontem em Sevilha

O português "El Juanito" voltou ontem a deixar a sua marca de bom toureiro
em Sevilha. Foi, dos três, o que esteve mais firme, o que demonstrou mais
qualidades e mais solidez para ser alguém nesta profissão
David Martín cortou ontem a única orelha em Sevilha
Cheias, ontem, as bancadas da Real Maestranza de Sevilha
Foto Miguel Ortega Cláudio


O "Farpas" tem hoje a honra de apresentar aqui uma memorável estreia: Pedro Marques (foto ao lado), cronista taurino da prestigiada revista espanhola "6 Toros 6", assistiu ontem na Real Maestranza de Sevilha ao triunfo português do jovem João Silva "El Juanito" e aceitou o nosso desafio para aqui nos deixar o relato do que viu. Uma colaboração que muito nos engrandece.


Pedro Marques - O português João Silva "El Juanito" teve ontem em Sevilha o pior lote, mas foi dos três o que esteve mais firme, talvez o que apresentou mais qualidades e mais solidez para ser alguém nesta profissão. Sinceramente gostei imenso de o ver, em especial com o primeiro novilho. O pior, com bastante diferença. Recebeu-o à porta do curros onde o novillo esperou imenso, acabando por voltear o "Juanito", felizmente sem consequencias. Levantou-se e lanceou à "verónica", mas o novilho esperava e "frenava-se". O público pediu com insistência a devolução, mas o presidente manteve-o na arena. Afinal era manso e não apresentava qualquer defeito físico.
"Juanito" esteve muito firme e valente com ele, descatando-se uma primeira tanda com a mão direita muito baixa que fez soar a música. Intercalou séries por ambos os pitons com o novillo sempre a esperar e a ficar curto, com uma investida bruta e soltando a cara. O final por "bernardinas" com o novillo encostado às tábuas foi enorme pela valentia do novilheiro. Matou de pinchazo e estocada e alguns aficionados pediram a orelha.
Com o sexto, um novilho alto, encampanado, que desde que tomou o capote pela primeira vez evidenciou falta de classe e uma investida rebrincada, voltou a estar seguro e solvente. Fez um bom quite por "tafalleras", rematado com uma "media" de frente e o início de faena foi templado e pleno de toreria. O novilho não era fácil e pegava um derrote a meio da investida, para além de fazer "hilo" quando queria ligar o segundo muletazo, ainda assim "Juanito" conseguiu que arrancasse a música, numa faena em que esteve sempre bem colocado, passando o piton e acreditando nos toques, o que é difícil para um novilheiro tão jovem. Não fosse a estocada atravessada e teria cortado uma orelha. "El Juanito" foi o segundo classificado nesta grande final do ciclo de novilhadas de promoção na Real Maestranza de Sevilha - mas bem merecia, por mérito próprio, o primeiro posto.
David Martín cortou o único troféu da novilhada, ao quarto da noite, um animal brutote, que investia com tudo, mas que trabsmitiu. Com o primeiro, não passou de voluntarioso.
Emílio Silvera, filho do bom toureiro do mesmo nome, sorteou o novilho mais potável e que saiu em quinto lugar. Baixo e com classe, havia que levá-lo, o que o novilheiro nem sempre fez. A faena teve demasidas intermitências perante um animal
mansote mas de boa condição. O seu primeiro defendeu-se desde muito cedo, faltando-lhe recorrido.
À novilhada de González Sánchez-Dalp, no geral, faltou classe, ritmo e nobreza. Sem dúvida um encerro com muitas teclas que tocar. A Real Maestranza registou ontem à noite uma belíssima entrada de três quartos fortes, quase cheia.

Fotos D.R./aplausos.es e Miguel Ortega Cláudio

Huelva: Morante surpreende tudo e todos em acto de promoção infantil



Entre a multidão, crianças sobretudo, que ontem participaram num acto pró-taurino na Plaza de las Monjas, em Huelva (Espanha), surgiu um lince com um puro na boca e vestido de toureiro... foi assim que o matador Morante de la Puebla quis ontem participar neste acto que tinha por objectivo pintar, entre todos, um grande mural com o lema "Sí a los niños en los toros" ("Sim às crianças nas corridas de toiros").
A surpreendente aparição do mítico toureiro no acto de promoção infantil que antecedeu o arranque da Feira Taurina de Huelva (que esta tarde se inicia) surpreendeu tudo e todos. Morante afirmou que se considera um artista de uma "espécie em extinção".

Fotos Arizmendi

35 anos de alternativa de Paulo Caetano em exposição em Monforte


É inaugurada no próximo dia 7 de Agosto em Monforte na Galeria Municipal "Domingos Peças" uma exposição comemorativa dos 35 anos de alternativa do Maestro Paulo Caetano - que estará patente ao público até ao dia 28.
Como já anteontem noticiámos, no dia 7 de Agosto, a vila de Monforte passa a ter uma rua - a que dá acesso à praça de toiros - com o nome de Paulo Caetano, que embora não sendo natural da vila alentejana, ali reside há muitos anos e ali formou a sua Família.

Juan del Álamo dia 14 em Baeza (Jaén)


Os matadores Jiménez Fortes (à esquerda, na foto) e Juan del Álamo (à direita) marcaram presença no acto de apresentação, pela empresa "Collado Ruiz Toros", da corrida que no próximo dia 14 de Agosto se vai efectuar em Baeza (província de Jaén) e onde formam cartel com Juan Ortega, enfrentando toiros de El Ventorillo.

Foto D.R./aplausos.es


60 crianças passam o dia com os Bastinhas



O reino dos Bastinhas, em Elvas, voltou a receber esta semana a visita de muitas crianças - sessenta, com idades entre os 8 e os 13 anos, da Associação de Basquetebol Albicastrense - em mais uma iniciativa que visa aproximar os mais novos das suas raízes culturais e das suas tradições, para além de poderem desfrutar de um dia em pleno campo. As crianças visitaram a Herdade das Algramassas, santuário dos cavaleiros Joaquim e Marcos Bastinhas e também a de Belver, a dois passos, onde se encontra instalada a coudelaria de Helena Nabeiro Tenório.

Fotos Manuel Ribeiro


Hoje: corrida televisionada em Idanha-a-Nova



Hoje na praça de Idanha-a-Nova tem lugar uma grande corrida de toiros - transmitida em directo pela RTP1 a partir das 22h00 - com a participação especial do grande triunfador da presente temporada, João Moura Júnior, e ainda de Ana Batista e Duarte Pinto e dos forcados de Coruche e de Alter do Chão. Lidam-se seis toiros da histórica ganadaria de Pinto Barreiros. Durante as cortesias é prestada homenagem ao cavaleiro nortenho Manuel André Jorge (de Nave de Haver) que este ano comemora o 50º aniversário da sua alternativa.

Foto D.R.

Ontem, 5ª feira: 9.777 leram o "Farpas"



Visualizações de páginas de hoje
1 478
Visualizações de página de ontem
9 777
Visualizações de páginas no último mês
299 840
Histórico total de visualizações de páginas
11 886 499

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Domingo na Figueira da Foz: corrida mista festeja 150 anos dos Bombeiros Municipais

João Moura Jr., líder incontestado da temporada, domingo no Coliseu Figueirense
Sánchez Vara toureia no domingo na Figueira da Foz




No próximo domingo - 2 de Agosto, pelas 18h00 - o Coliseu Figueirense volta a receber uma corrida de toiros, desta vez com o aliciante da mesma ser de comemoração dos 150 anos do Corpo de Bombeiros Municipais da Figueira da Foz.
Para mais este grande evento, a empresa "Tauroleve" promove o regresso do toureio a pé ao centenário Coliseu com a presença do matador de toiros espanhol Sánchez Vara, exímio nos pares de bandarilhas e na entrega que coloca nas suas atuações, e do jovem novilheiro português Diogo Peseiro, aluno da Academia do Campo Pequeno, que lidará um novilho.
Na parte a cavalo, estão anunciados dois dos mais destacados cavaleiros da nossa actualidade - Luis Rouxinol e João Moura Jr. - que irão certamente disputar entre si o galardão de triunfador máximo desta corrida.
Numa tarde de competição evidente, lidam-se seis toiros e um novilho da prestigiada ganadaria de Mário e Herds Manuel Vinhas, em que as pegas estarão a cargo dos forcados amadores de Coruche e Portalegre, capitaneados respectivamente por Amorim Ribeiro Lopes e Francisco Paralta.

Fotos Emílio de Jesus e D.R.




Forcados de Santarém e Paulo Caetano homenageados na corrida de Viana do Castelo

Forcados Amadores de Santarém receberão na corrida de Viana do Castelo
a única homenagem a Norte pelo seu centenário. Na mesma corrida, será também
rendida homenagem aos 35 anos de alternativa de Paulo Caetano (em baixo)


O Grupo de Forcados Amadores de Santarém (pelos seus 100 anos) e o cavaleiro Paulo Caetano (por 35 anos de alternativa) serão homenageados na corrida que a 23 de Agosto se vai celebrar em praça portátil em Viana do Castelo.
Organizada pelo Movimento "Vianenses pela Liberdade", este ano com a colaboração logística do empresário José do Carmo Reis, a corrida será de seis cavaleiros e os Amadores de Santarém pegarão em solitário os seis toiros (três de Paulo Caetano e três de Brito Paes).
Embora ainda sem confirmação oficial do organizador, podemos adiantar que estão certas as presenças de Rui Salvador, de Ana Batista e de Moura Caetano.
Entre 17 e 23 de Agosto terá lugar em Viana do Castelo uma Semana Taurina composta por diversos eventos, entre os quais um espectáculo equestre e outro cómico-taurino para os mais novos, dois colóquios e duas exposições, uma de fotografia taurina com fotos de diversos repórteres e outra, organizada por Marco Gomes, sobre a tradição tauromáquica vianense. Haverá ainda uma feira de livros de temática tauromáquica. No dia da corrida, antes do início do espectáculo, será João Cortesão a traçar o percurso histórico dos Forcados de Santarém e do Maestro Paulo Caetano.

Fotos Emílio de Jesus e Maria João Mil-Homens

João Telles sem parança no mês de Agosto

João Telles obteve memorável triunfo na 5ª feira passada em Lisboa e no sábado
em Villamiel (Espanha), onde toureou "mano-a-mano" com "El Soro", com quem
vai voltar a tourear no dia 22 de Agosto em Belmonte (Cuenca). Na foto de baixo,
Telles com Vicente Ruiz "El Soro" e o bandarilheiro português Paco Duarte

Depois dos memoráveis triunfos de quinta-feira passada no Campo Pequeno (foto de cima) e de sábado em Villamiel (Espanha), onde cortou quatro orelhas e dois rabos e saíu em ombros com o matador "El Soro", o cavaleiro João Ribeiro Telles terá um intenso mês de Agosto preenchido com actuações em Portugal e em Espanha.
No dia 7 actua no Coliseu do Redondo, a 11 em Alcochete, a 14 em Abiul, a 15 em Zorita (Espanha) e a 16 de novo no país vizinho, a 17 em Coruche, a 22 em Belmonte (Cuenca, Espanha) onde volta a actuar mano-a-mano com Vicente Ruiz "El Soro" e no dia 19 em S. Manços, faltando ainda confirmar mais duas datas agendadas para o mesmo mês.

Fotos Emílio de Jesus e D.R.


Pedrito de Portugal e António J. Ferreira em tenta da ganadaria Santiago

Momentos de arte: Pedrito no sábado na tenta da ganadaria Santiago, que
teve lugar na herdade de Diogo Passanha, em Alcáçovas
Pedro Gonçalves actuará a 15 de Agosto nas Caldas da Rainha com o matador
António J. Ferreira e no dia seguinte regressa à Monumental de Madrid na
quadrilha do novilheiro Vicente Soler
António João Ferreira preparando-se para 15 de Agosto nas Caldas. Em baixo,
Pedrito de Portugal com o ganadeiro João da Pina (Santiago)


Depois do triunfo em Vila Franca de Xira, Pedrito de Portugal continua a sua intensa preparação e no último sábado deixou a sua arte a pairar no tentadero da ganadaria Passanha, em Alcáçovas, onde se realizou a tenta da ganadaria Santiago, de João da Pina.
Com Pedrito, participaram na lide de excelentes reses desta ganadaria alentejana o também matador de toiros António João Ferreira (que dia 15 de Agosto actua nas Caldas), o novilheiro Duarte Silva (irmão do bandarilheiro Cláudio Miguel e aluno da Escola de Toureio "Joaquim Gonçalves" de Santarém), os bandarilheiros Pedro Gonçalves e Marco Batista e ainda o picador Simão Neves.

Fotos Fernando Clemente/www.parartemplarmandar.com

"El Juanito" a 15 de Agosto em Herrera del Duque (Badajoz)



O empresário Joaquín Domínguez (empresa "Mar Toros") e Fernando Masedo, director-gerente do Patronato de Tauromaquia, apresentaram os dois festejos que a 14 e 15 de Agosto se vão realizar na praça espanhola de Herrera del Duque (província de Badajoz) e onde marca presença o novilheiro luso João Silva "El Juanito".
No dia 14, com toiros de Cayetano Muñoz, actuam os matadores Juan José Padilla, Francisco Rivera "Paquirri" e David Fandilla "El Fandi".
No dia 15, frente a novilhos da ganadaria de Marquês de Villalba de los Llanos, actuam os novilheiros espanhóis Luis Domínguez, António Medina e Juan Luis Sánchez e o português "El Juanito".

Foto D.R./badajoztaurina.com