Miguel Ferraz autografando o seu livro sobre Amália |
Miguel Ferraz, autor do livro, com o actor Octávio de Matos |
O livro foi apresentado na terça-feira no Grupo Desportivo da Pena, em Lisboa |
Ildeberto Berão, Mário Rui, Luis Aleluia, Carla Andrino, Octávio de Matos, Miguel Ferraz, Rão Kyao e Viriato Teles |
A actriz Carla Andrino com Miguel Ferraz |
Rão Kyao e o jornalista Viriato Teles, que fez a apresentação do livro |
Vinte e cinco anos depois de uma entrevista radiofónica que fez a Amália, Miguel Ferraz decidiu passá-la em discurso directo para texto e assim nasceu o livro que anteontem, terça-feira, apresentou em Lisboa, em segunda edição, no Grupo Desportivo da Pena: "Amália - quis Deus que fosse o meu nome".
Licenciado em Sociologia, com um largo historial desde 1987 no mundo da rádio, da televisão e do espectáculo - foi o promotor dos célebres concertos dos "Trovante" em 1988 no Campo Pequeno e em 1991 nos Coliseus; e também do concerto do cantor cubano Pablo Milanés em 1987 no Coliseu de Lisboa - Miguel Ferraz reuniu neste livro, também, os depoimentos de grandes nomes da Cultura portuguesa que conviveram com Amália e dela guardaram, como refere Jorge Trigo no prefácio do livro, "recordações e saborosas histórias". Entre outros, David Mourão-Ferreira, Maluda, Carlos Paredes, Diamantino Vizeu, Octávio de Matos, Jorge Fernando, Rão Kyao, Maria José Valério, Júlio Isidro, Luis Aleluia e António Sala.
A cerimónia de lançamento do livro contou com as presenças de alguns deles e a obra foi apresentada pelo jornalista Viriato Teles.
Um livro que aconselhamos vivamente e que constitui mais um documento relevante para a História do Fado - que passará sempre obrigatoriamente por Amália Rodrigues.
Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com