Aparatosamente colhido quando cravava o último ferro no primeiro da noite, ontem em Albufeira, João Moura não sofreu nenhuma lesão grave, mas deverá permanecer o dia de hoje em repouso e não actuará na corrida desta tarde na Amareleja, onde era cabeça de cartaz. Segundo o organizador, Pedro Pinto, até ao final da manhã será anunciado quem o vai substituir no cartel ao lado de Marco José e Moura Caetano.
Amanhã, sábado, João Moura já deverá actuar na Nazaré.
Ontem em Albufeira, o cavalo tropeçou quando João Moura cravava o último curto e acabou por ser alcançado pelo toiro. Já no chão, Moura foi atingido pela pata do cavalo no peito e ao de leve na cabeça, saindo da arena pelo seu pé, mas visivelmente consternado.
O cavaleiro fez questão de permanecer na praça até que a corrida terminasse para acompanhar as lides dos dois filhos e no final foi observado no Centro de Saúde, onde lhe fizeram um raio-x que não detectou nenhuma lesão.
A corrida algarvia prosseguiu com as actuações de João Moura Júnior (que esteve espectacular no seu primeiro toiro e no segundo voltou a tourear com o famoso cavalo "Xeque-Mate", regressado na véspera à sua quadra) e Miguel Moura (que esteve também em plano superior) e terminou com uma emotiva lide a duo dos dois irmãos, que empolgaram a assistência. Pegaram os forcados de Montemor e do Aposento da Moita (que nem sempre tiveram tarefa fácil) e lidaram-se toiros dos irmãos Carreira (Mata-o-Demo), que na generalidade deram bom jogo.
Foto M. Alvarenga/Arquivo
