sábado, 1 de agosto de 2015

Corrida "Farpas" regressa em força na próxima temporada!

A grande pega do veterano Francisco Araújo "Fazé" na última Corrida "Farpas"
realizada em 2010 na Figueira da Foz, onde pegou uma Selecção de Antigas
Glórias
comandada pelo grande Francisco Costa Montezo, 
Miguel Alvarenga comemora em 2016 40 anos de jornalismo e a efeméride vai
trazer de volta a Corrida "Farpas"! Em baixo, capa do jornal "Farpas" (Agosto
de 2010) destacando o "Regresso dos Heróis" (Selecção de Antigas Glórias
da Forcadagem
) na última corrida realizada nesse ano na Figueira da Foz


A Corrida "Farpas", interrompida em 2010 depois da morte do saudoso empresário Manuel Gonçalves (seu organizador em dez anos consecutivos, depois de pela primeira vez se ter realizado no ano de 2000 na Moita, esta levada a cabo pelos empresários Inácio Ramos e António Luis Raimundo), regressará em força na próxima temporada, 2016, precisamente no ano em que Miguel Alvarenga assinala 40 anos de jornalismo.
As últimas edições da Corrida "Farpas" tiveram lugar na praça da Figueira da Foz (Coliseu Figueirense), depois de em anos anteriores terem sido levadas a cabo noutras praças, casos da Moita, de Cascais, da Nazaré e da Póvoa de Varzim.
Ao longo de dez anos passaram pela Corrida "Farpas" as maiores Figuras do toureio nacional e nela tomaram a alternativa dois cavaleiros: o francês Bernard Guillibert em Cascais e Filipe Gonçalves na Moita.
Também os melhores grupos de forcados marcaram presença em várias edições da Corrida "Farpas", tendo nos dois últimos anos (2009 e 2010) actuado uma Selecção de Antigas Glórias comandada por Francisco Costa Montezo (ex-cabo dos Amadores Lusitanos e glória eterna da forcadagem montijense), devido a um veto da Associação Nacional de Grupos de Forcados que impediu os principais grupos de pegarem na nossa corrida.
O regresso da Corrida "Farpas" na temporada de 2016 está a ser preparado ao pormenor e será, certamente, um acontecimento marcante no próximo ano. Aguardem... que em breve haverá grandes novidades!

Fotos D.R./João Dinis/Arquivo e Maria João Mil-Homens