segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Foto-reportagem de Armando Alves: a triunfal corrida de ontem na Figueira da Foz

Depois da polémica matinal, o ganadeiro Pontes Dias foi ontem grande
triunfador na Figueira da Foz
Francisco Cortes abriu a corrida com uma grande actuação
Sónia Matias teve ontem valorosa actuação frente a um toiro que pedia
contas
Paulo Jorge Santos "acabou com o quadro" no Coliseu Figueirense e foi
premiado com duas voltas à arena
Memorável triunfo de Duarte Pinto ontem na Figueira. Toureou
com esta verdade e este valor!
Momento da emotiva lide de Gonçalo Fernandes
Boa actuação de Gilberto Filipe no toiro sobrero
O amador José Moreira apontou excelentes detalhes
Uma das pegas dos Amadores de Alcochete
Uma excelente pega dos Amadores do Montijo
O novilho lidado por Moreira foi pegado pelos Académicos de Coimbra

Depois do enorme sururu que marcou a manhã de ontem e que teve a ver, para variar, com a onda de especulações em torno do empresário Arnaldo Santos e dos toiros de Pontes Dias... que, dizia-se, não iriam para a praça, a trapalhada resolveu-se ao início da tarde e a verdade é que muito por obra e graça do bom senso do director de corrida Rogério Jóia, um homem de consensos e de uma desmedida aficion. A corrida que se realizou na Figueira da Foz acabou por ser um grande sucesso, não apenas pelos triunfos dos cavaleiros e forcados, mas sobretudo pelo excelente comportamento dos toiros de Pontes Dias. E no final, como ontem referimos, ganadeiro e empresário foram contemplados com volta à arena, o que só por si traduz a grande tarde de toiros que se viveu no Coliseu Figueirense.
Triunfos de nota alta dos cavaleiros Francisco Maldonado Cortes, Paulo Jorge Santos (que deu duas voltas à arena) e Duarte Pinto e dos Forcados de Alcochete, pela enorme pega (ver fotos anteriormente publicadas) de António José Cardoso. Sónia Matias teve igualmente uma lide de grande valor frente a um toiro mais reservado; Gilberto Filipe lidou em último o sobrero depois de o seu toiro se ter lesionado e esteve muito bem; e Gonçalo Fernandes rubricou uma lide emotiva e em crescendo, não destoando da tónica triunfal em que a corrida decorreu. Excelentes pegas dos dois grupos de forcados - Amadores do Montijo e Amadores de Alcochete.
No final da corrida actuou, em espectáculo-extra de variedades taurinas, o cavaleiro amador José Moreira, aluno do cavaleiro Marcelo Mendes, que deixou bons apontamentos numa actuação diversificada e onde revelou ter pernas para andar. O novilho foi pegado pelos Forcados Académicos de Coimbra, que 24 horas haviam triunfado, como também aqui referimos ontem, na sua estreia em Espanha.

Fotos Armando Alves/www.forcadilhasetoiros.com