João Moura Júnior (foto da esquerda) chegou a meio da temporada como verdadeiro e incontestado líder, somando triunfos marcantes em todas as corridas em que participou. João Ribeiro Telles (foto da direita) teve um início de época meio irregular, sem igualar a enorme temporada que fizera em 2013 e depois de em 2014 haver protagonizado um ano meio apagado, mas as últimas actuações voltaram a colocá-lo na primeira fila e no encalce de Moura Jr., com quem vai confrontar-se já na próxima quinta-feira no Campo Pequeno no mais esperado mano-a-mano do ano.
Cabe a João Moura Jr. consolidar depois de amanhã a sua posição de triunfador máximo desta temporada de 2015 - mas por certo que João Telles não vai querer entregar o título de mão beijada ao rival. 35 anos depois de seus Pais terem vivido nas arenas uma das mais acesas competições de que há memória, ambos vão esta quinta-feira a Lisboa reeditar uma rivalidade histórica e defender os apelidos de duas das mais ilustres dinastias de toureiros nacionais.
A corrida do Campo Pequeno, a viver uma temporada verdadeiramente Sensacional e Única, promete ser a grande corrida deste ano. Moura e Telles enfrentarão toiros das ganadarias Pinto Barreiros, Murteira Grave e António Charrua e, também nas pegas, a noite promete grandes emoções, já que estarão em confronto e em grande competição os dois grupos rivais de uma vida inteira: Amadores de Santarém e Amadores de Montemor.
Os dados estão sobre a mesa. O público vai encher o Campo Pequeno. E os dois mais destacados cavaleiros da nova vaga vão ter que "se esfarrapar" para explicar, afinal, se é Moura ou se é Telles quem manda aqui!
Uma coisa é certa: depois de quinta-feira em Lisboa, nada será como dantes!
Fotos Frederico Henriques/@Campo Pequeno