Ana e Miguel de Alvarenga de regresso à ribalta, depois das férias turcas |
António Vacas de Carvalho e Pedro Coelho dos Reis, cabos dos dois grupos de forcados - Montemor e Aposento da Chamusca - que pegam em Almeirim |
O cavaleiro Mateus Prieto, um dos participantes na Corrida das Vindimas em Almeirim no próximo dia 12 |
Imediatamente após a conferência de imprensa da empresa do Campo Pequeno para anunciar o cartel da novilhada de 24 de Setembro e o arranque do projecto do canal "Campo Pequeno TV" (ler notícia publicada esta manhã), ontem no Salão Nobre da praça de toiros, teve lugar uma segunda apresentação, por parte do empresário Paulo Pessoa de Carvalho (Toiros & Cultura) e por amável cedência do espaço pela empresa lisboeta, da Corrida das Vindimas que no próximo dia 12 de Setembro (sábado, às 22h00) se realiza na Monumental de Almeirim e onde será prestada Homenagem Nacional do Dr. Fernando Salgueiro, referência imortal do Toureio e da Equitação.
O empresário esteve acompanhado, na mesa, por Joaquim Duarte, director do jornal "O Ribatejo", que está a comemorar o seu 30º aniversário e se associa a este evento; pelo presidente da Câmara de Almeirim, Pedro Ribeiro, que anunciou a decisão da autarquia de atribuir a uma rua da vila ribatejana o nome do Dr. Fernando Salgueiro; pelo antigo cavaleiro Fernando de Andrade Salgueiro, filho do saudoso cavaleiro cuja memória se vai homenagear na corrida; e pelo jornalista e presidente da Real Tertúlia Tauromáquica D. Miguel I, Manuel Andrade Guerra, que recordou em breves, mas eloquentes palavras, a figura, por muitos desconhecida, do Dr. Fernando Salgueiro, toureiro que, referiu, integrou com Núncio e Simão, D. Francisco de Mascarenhas e Alberto Luis Lopes, a chamada "idade de ouro" do toureio a cavalo.
Paulo Pessoa de Carvalho manifestou-se orgulhoso por trazer de volta à praça de Almeirim a tradicional Corrida das Vindimas, aí nascida há muitos anos e reafirmou a sua grande expectativa para a corrida nocturna de dia 12, em que participam os cavaleiros João Moura Júnior, Mateus Prieto e o praticante Salgueiro da Costa (bisneto do homenageado), bem como os grupos de forcados de Montemor e do Aposento da Chamusca, que enfrentarão toiros da afamada ganadaria Vinhas.
Fotos Maria João Mil-Homens