terça-feira, 20 de outubro de 2015

Convívio reuniu figuras em Monforte... com as funções trocadas!

"El Juli" em Monforte, ladeado por Filipe Gravito e Pedro Paulino
O matador espanhol António Ferrera
Salgueiro da Costa, Luis "Procuna", Filipe Gonçalves, Moura Caetano, António
Brás Moura, João Soller Garcia e Benito Moura
O aficionado presidente da autarquia de Monforte, Gonçalo Lagem e seu filho
Os diestros Moura Caetano, Filipe Gonçalves, Salgueiro da Costa, Pedro Paulino
e Filipe Gravito
Luis "Procuna", João Augusto Moura e a "neta" Giovana Pass. Atrás, Bissaia
Barreto, Bini Moura e Fernando Couceiro
A pé, tal e qual a cavalo: a ousadia e o risco de Filipe Gonçalves!
Um bom par de bandarilhas de Filipe Gonçalves...
... que mesmo assim não escapou a aparatosa colhida
Belíssimo ferro, a receber, de João Augusto Moura
Benito Moura: Bini ao melhor estilo mourista
Brinde dos forcados ao matador espanhol Julián López "El Juli"
Emoção e risco: a queda dos cavaleiros (2 em 1) João "Belmonte" e João Augusto
Moura
As pegas estiveram a cargo dos mais jovens elementos dos Amadores de Monforte
Assim bandarilhou...
... e toureou João Salgueiro da Costa!
Momentos da triunfal faena de João Moura Caetano



Apesar do mau tempo e de alguma chuva que se fez sentir, a vontade foi maior e ninguém arredou pé. Partindo da iniciativa do cavaleiro João Moura Caetano (foto ao lado) e da sua equipa, realizou-se no último sábado em Monforte, na praça de toiros que tem o nome do saudoso João Moura (pai), um convívio (festival) que juntou as mais diversas figuras do toureio a pé e a cavalo de Portugal e Espanha.
O cavaleiro João Moura Caetano voltou a demonstrar a excelente forma física e esteve magistral na lide a pé. Com arte, com emoção e com muita garra. Fabuloso! Demonstrando que o toureio, a pé e a cavalo é qualquer coisa de inato que lhe está no sangue. Já seu Pai, o Maestro Paulo Caetano, também por diversas vezes toureou a pé, com a mesma arte com que o fazia (e faz!) a cavalo, nos célebres Festivais da Amizade que outrora se realizavam no final de cada temporada.
A tarde ficou ainda marcada pela alegria, pela amizade e pelo público que, apesar das ameaças do tempo, não deixou de assistir a um desfilar de figuras. Como João Moura Caetano, Filipe Gonçalves, João Salgueiro da Costa, João Soller Garcia, Bini Moura, João Augusto Moura, Luís Vital "Procuna", Luís Bissaia Barreto, Fernando Couceiro, António Brás Moura e também muitos bandarilheiros convidados a acompanhar as figuras a pé e a cavalo, tais como Pedro Paulino "China", Filipe Gravito, Sérgio Santos "Parrita" e muitos outros.
Nas pegas esteve em grande o grupo de Forcados Amadores de Monforte. O director do festejo foi o antigo forcado António José Batista. E curiosamente o "neto" falou em brasileiro já que se tratou de Giovana Pass, aluna de Dressage do Maestro Paulo Caetano
A organização esteve a cargo da equipa Moura Caetano, nomeadamente do moço de espadas Sérgio Batista com muitas ajudas tais como de Nuno Moura Ramalho, entre tantos outros.  Entre os presentes, estiveram os matadores de toiros espanhóis "El Juli", António Ferrera, José Garrido e Javier Solis.
O ambiente foi de festa e de muita animação. Monforte voltou a ser palco do toureio nacional e internacional e, por fim, uma palavra de apreço para todo o apoio prestado à realização deste festejo pela Câmara de Monforte, em especial pelo seu presidente Gonçalo Lagem e por todos os funcionários da edilidade que se prestaram a ajudar na organização.

Fotos Diogo Ferreira/toureirodeprata.blogspot.pt