terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Dois livros imprescindíveis de Henrique de Carvalho Dias

"O Último Ferro" (nova edição) e "Tauromaquia - Emoção e Magia" (as melhores
fotos da Temporada 2014), os dois livros que Carvalho Dias acaba de editar
Henrique de Carvalho Dias e o seu inseparável cachimbo, há uns bons anos, com
o saudoso Raul Nascimento e Miguel Alvarenga, durante uma reportagem na
herdade do cavaleiro Paulo Caetano em Monforte
Carvalho Dias com Miguel Alvarenga em 2012 no "Alfoz" (Alcochete), quando foi
distinguido na Gala dos Troféus "Farpas" com o prémio "Prestígio/Carreira"
Outros tempos, com Paulo Pereira, Joaquim Bastinhas e João Duarte
Carvalho Dias em acção, este ano, na praça de Vila Franca de Xira


Henrique de Carvalho Dias (fotos) acaba de lançar dois magníficos livros de fotografia taurina - que aconselhamos vivamente e sugerimos como valorosa prenda a oferecer neste Natal.
À semelhança do que durante muitos anos foi feito em Espanha pelo afamado Botán, que todos os anos reunia os melhores momentos de cada temporada no livro "Crónica Taurina Gráfica", Carvalho Dias apresenta agora uma excelente compilação das suas melhores fotos da temporada de 2014 no livro "Tauromaquia - Emoção e Magia" - e reedita "O Último Ferro", obra que publicou em 1985, logo após s morte do cavaleiro José Mestre Batista, reunindo inesquecíveis momentos do saudoso e grande toureiro captados entre 1980 e 6 de Outubro de 1984, data da última corrida e do último ferro na antiga praça de Évora.
Na nova edição de "O Último Ferro", incluem-se depoimentos inéditos do crítico tauromáquico Dr. Paulo Pereira (actual Relações Públicas da empresa do Campo Pequeno) e do cavaleiro Paulo Caetano; uma entrevista do próprio Carvalho Dias a Mestre Batista publicada em Maio de 1982 no jornal "Novo Século"; e outra de Maria Luísa Gomes (Mulher do autor) publicada em 1974 no jornal "O Diário" de Lourenço Marques (Moçambique) na secção "Burladero dos Novos" da página "Tentadero/O Mundo Tauromáquico" que esse jornal dedicava semanalmente à Festa Brava. Mestre Batista foi na altura entrevistado por Maria Luísa Gomes no restaurante "Sheik", a dois passos do famoso Hotel Polana.
"Não sou um fotógrafo, mas antes um captador de imagens, embora me sirva da fotografia que com paixão executo. Os mais belos e mais dramáticos momentos que se desenrolam numa arena dourada, transporto-os para o papel, como o poderia fazer com os pincéis ou carvão, e perpetuo essas imagens", escreve Henrique de Carvalho Dias no prefácio do livro em que nos oferece os melhores momentos da Temporada 2014, frisando que "arte, colorido, emoção são a trilogia perfeita e relevante de uma corrida de toiros" e que "quilómetros e quilómetros percorridos ao longo da geografia taurina nacional em busca de um apontamento, são o resultado final deste livro, que denominei de Tauromaquia - Emoção e Magia".

Fotos D.R., Ricardo Relvas e M. Alvarenga