segunda-feira, 21 de março de 2016

Páscoa taurina: dois grandes festivais e a primeira corrida do ano




Dois grandes Festivais Taurinos - sábado em Serpa e domingo em Monforte - e a primeira corrida de toiros do ano, a tradicional de segunda-feira em Sousel, compõem o roteiro dos aficionados para o fim-de-semana da Páscoa, data que outrora era o marco obrigatório da abertura da temporada nacjonal.
Assim, no sábado, dia 26, a partir das 16h00, teremos em Serpa o habitual Festival dos Bombeiros Voluntários, uma vez mais uma empenhada organização do aficionadíssimo José Luis Pires, este ano com a participação do Maestro João Moura, de António Telles, António Brito Pais e Luis Rouxinol Júnior, dos forcados de Moura e de Beja e dos matadores espanhóis Juan Pedro Galán e Juan José Padilla, que enfrentarão novilhos-toiros das ganadarias Passanha, Varela Crujo, Ascensão Vaz e Falé Filipe. No início do espectáculo, será prestada homenagem à memória de Nicolau Breyner, natural de Serpa, falecido na última semana.
No domingo, 27, também com início às 16h00, a praça de toiros "João Moura (pai)", de Monforte, recebe o também já tradicional Festival dos Forcados com cartel formado pelos cavaleiros Luis Rouxinol, António Brito Paes, Marcos Bastinhas, Duarte Pinto, João Maria Branco e Jacobo Botero, estando as pegas a cargo dos forcados de Portalegre, de Arronches e de Monforte e lidam-se três toiros de Pinto Barreiros e três de São Torcato.
Por fim, na segunda-feira, 28, pelas 17h00, na praça "Pedro Louceiro", em Sousel, tem lugar a primeira corrida de toiros de 2016 com os cavaleiros Francisco Maldonado Cortes, Marcelo Mendes e a praticante Cláudia Almeida e os forcados de Coruche e da Amareleja. Lidam-se toiros de Silva Herculano.