sexta-feira, 1 de abril de 2016

Salgueiro-Superstar ontem no Campo Pequeno

João Salgueiro foi ontem a estrela da conferência de imprensa da empresa
do Campo Pequeno, que se baseou no seu regresso às arenas na noite do
próximo dia 14, após dois anos afastado. A seu lado, na foto, o Relações
Públicas
da empresa, Dr. Paulo Pereira
A dupla-maravilha da Tauromaquia nacional: Drª Paula Resende e Rui Bento
Aspecto da assistência, ontem no Salão Nobre da praça do Campo Pequeno,
vendo-se em primeiro plano Manuel Andrade Guerra
João Salgueiro com o proprietário da ganadaria mais antiga do Concurso, Veiga
Teixeira...
... e com Joaquim Alves, proprietário de dois dos toiros (Pinto Barreiros e São
Torcato) da corrida inaugural da Temporada Extraordinária de Lisboa
Os protagonistas da conferência de imprensa de ontem no Campo Pequeno:
António da Veiga Teixeira, Drª Paula Mattamouros Resende, Rui Bento, João
Salgueiro e o Dr. Paulo Pereira
João Salgueiro o casal-sensação da Tauromaquia lusa
João Salgueiro com Miguel e Ana de Alvarenga em momentos únicos de boa
disposição no final da conferência de imprensa de ontem, próprios de uma
sólida relação de amizade que dura desde a primeira corrida em que o cavaleiro
de Valada se apresentou em Vila Franca, como praticante, ao tempo apoderado
pelo saudoso Fernando Camacho


O cavaleiro João Salgueiro foi ontem a grande estrela da conferência de imprensa dada pela empresa do Campo Pequeno e onde, aliás, não se esperavam grandes surpresas para lá da apresentação pormenorizada, dado o seu quê de especial, da corrida de abertura da Temporada Extraordinária, no próximo dia 14 de Abril e que marca precisamente o regresso do Génio às arenas, após dois anos afastado.
Salgueiro afirmou estar a viver "um momento de grande felicidade" e prometeu "dar tudo por tudo" para que a noite da sua reaparição "seja um sucesso", reafirmando a convicção de que "alguma coisa de diferente vai acontecer nessa noite no Campo Pequeno".
"Regresso porque sinto que ainda não dei a total dimensão do meu toureio. Cada dia que passa sinto mais energia, mais vontade de tourear, maior desejo de me afirmar como o número-um do toureio a cavalo. Não venho fazer mal a ninguém, venho para escrever um novo volume da história da minha carreira. O João Salgueiro I ficou para trás, agora vai nascer o João Salgueiro II", disse.

Quadra de Salgueiro 
"em forma"... "estejam tranquilos!"

Se está ou não "bem montado", que cavalos tem, com que "máquinas" se vai apresentar em Lisboa no próximo dia 14 - é a grande incógnita e o grande "mistério" sobre o qual todos fazem previsões. Questionado precisamente sobre esse tema pelo cronista Joaquim Tapada, João Salgueiro também aqui se manifestou "tranquilo e sereno". Disse:
"As pessoas dizem muita coisa, andam muito intrigadas com os meus cavalos, o melhor que têm a fazer é vir ver com os próprios olhos ao Campo Pequeno no próximo dia 14! Farto-me de receber telefonemas a oferecerem-me cavalos, já disse que não estou comprador de nenhum cavalo, tenho os meus, estão seguros, estão preparados e se assim não fosse, não aceitaria este desafio e este compromisso. Comprei alguns cavalos há dois anos, quando parei, tinha outros, estão todos afinados, não há dúvidas sobre isso. Não vou mostrar os cavalos até dia 14, não vou dizer que nome têm, que ferro têm... depois verão!".
João Salgueiro revelou ao "Farpas" que vários empresários o têm contactado e o têm aliciado para participar em mais corridas mas, por agora, "a minha cabeça está só centrada na corrida de dia 14 no Campo Pequeno, depois se verá, se fizer mais corridas será uma a uma, sem pressa. Não venho para fazer campanha de 20 ou 30 corridas, isso não".
"O meu segredo é a equitação", confessou, dizendo mais: "O toureio é geometria e a minha geometria é infinita. Sou um toureiro de improviso, não trago na cabeça o toureio feito de casa e por isso tudo pode acontecer".
João Salgueiro foi a estrela do encontro de ontem com os jornalistas. Recordou o peso que a praça de toiros de Lisboa tem na sua carreira, lembrou grandes noites de triunfo como as das célebres corridas Real e do "Semanário", assim como a noite em que toureou "mano-a-mano" com "El Juli", tendo ambos saído em ombros.

Paula Resende mantém "surpresa" de 16 de Junho

Na conferência de imprensa de ontem, a administradora do Campo Pequeno, Drª Paula Mattamouros Resende, manifestou a sua grande aposta no cartel de abertura da Temporada e no regresso de Salgueiro, congratulou-se com o aumento de 30 por cento verificado, em relação ao ano anterior, na venda de abonos para a época e manteve "em surpresa" o "cartel-surpresa" de 16 de Junho, sobre o qual disse "esperar para ver o que acontece na noite de 14 de Abril", dando desta forma a entender que Salgueiro pode ser um dos seus integrantes, caso triunfe em força, como se espera, na noite de abertura.
Rui Bento, por seu turno, centrou as suas palavras e considerações na corrida de abertura da época, explicando que esta apresentação especial, depois de há um mês já se ter realizado a habitual conferência de imprensa para apresentação dos primeiros cartéis, se ficou a dever "ao cariz muito particular desta primeira corrida, marcada não só pelo regresso de João Salgueiro, como também por um Concurso de Ganadarias, o que acontece pela primeira vez numa corrida de abertura de temporada e se traduz numa homenagem da empresa aos ganadeiros nacionais", anunciando depois que a corrida, também especial, de 30 de Junho, com Morante de la Puebla como único espada, merecerá também por parte da empresa, mais próximo da data, um novo encontro com os jornalistas para também a apresentar em pormenor.
Anunciou ainda que a corrida de 2 de Junho (Pablo Hermoso, João Moura Jr. e Lea Vicens) será a da revista "Vidas/CM", a de 30 de Junho (Morante) será a da revista "Flash" e a mista de 14 de Julho será a do "Correio da Manhã", adiantando ainda que, na segunda metade da Temporada Extraordinária, se realizam, entre outras, a Corrida do Emigrante (4 de Agosto) e a Corrida TV (25 de Agosto).
Diogo Marcelino quis saber se o toureiro da moda, o peruano Andrés Roca Rey, fazia parte dos planos da empresa para a segunda parte da temporada e Rui Bento esclareceu que "está ainda tudo em, aberto e todas as primeiras figuras estão sempre na mira do Campo Pequeno, que alcançou já uma projecção nacional e internacional acima da média".

Um video fantástico e 6 toiros imponentes na abertura

Como já aqui referimos esta manhã, foi ontem divulgado o primeiro de três videos promocionais do regresso às arenas de João Salgueiro, com imagens fantásticas colhidas na praça do Campo Pequeno e também em Valada do Ribatejo, em casa do cavaleiro. Trata-se de um pequeno filme com dois minutos e meio (pode vê-lo aqui no "Farpas") produzido e dirigido pela BullMedia de Hélder Milheiro e com filmagem e edição da Pluma, que muito eleva e engrandece a reaparição de Salgueiro e muito em particular o mundo da Tauromaquia. Um trabalho que é de toda a justiça aplaudir e que marca a diferença em relação a tudo o que até hoje tem sido feito entre nós em termos promocionais de uma corrida de toiros.
Na corrida do próximo dia 14, João Salgueiro tem como companheiros de cartel os jovens João Ribeiro Telles e Manuel Manzanares (rejoneador espanhol) e os grupos de focados Real de Moura e Amadores do Aposento da Moita. O Concurso de Ganadarias vai ser disputado por seis toiros das mais conceituadas ganadarias nacionais - Veiga Teixeira, Ribeiro Telles, Pinto Barreiros, Murteira Grave, São Torcato e Santa Maria - cujas fotos, ontem divulgadas, revelam tratar-se de seis estampas invejáveis.
Na mesa esteve também o ganadeiro António Francisco da Veiga Teixeira, que se congratulou pelo facto de a empresa de Lisboa abrir pela primeira vez a temporada com um concurso, sobretudo, disse, "depois das dificuldades que teve na montagem desta primeira corrida", numa clara alusão, não especificada, à exigência que uma figura espanhola fez de que fossem lidados seus toiros de uma ganadaria espanhola.
Rui Bento agradeceu publicamente a disponibilidade da ganadaria Veiga Teixeira de trazer um toiro a esta primeira corrida do Campo Pequeno, sobretudo depois de ainda não ter lidado nenhum curro seu nas últimas temporadas em Lisboa e prometeu a partir de agora uma "maior cooperação" com a ganadaria de António Francisco V. Teixeira, que esta temporada deverá finalmente vir à capital.

Fotos Maria Mil-Homens