Com Paulo Caetano, a quem o unia uma sólida amizade |
Há três anos nas Caldas da Rainha, com Ángel Peralta e João Cortesão |
O brinde de seu filho João, na tarde da alternativa, também em Vila Franca |
José Zúquete numa das últimas aparições públicas, no ano passado, com seu irmão António |
Menos de uma semana depois da morte de Mestre David Ribeiro Telles, a Festa volta a viver o luto pelo desaparecimento do também cavaleiro de alternativa José Zúquete, de 75 anos, vítima de doença incurável, contra a qual lutou nos últimos anos com a maior das coragens e a mais firme das dignidades.
Conviveu muito de perto com o saudoso José Mestre Batista e integrava um naipe de aficionados da velha guarda que se caracterizava pela grande aficion e pelo apurado conhecimento do cavalo. José Zúquete era um homem de fino trato, um amigo de seu amigo e que deixa já um imenso mar de saudades em todos aqueles que, como nós, tiveram a honra de com ele privar.
Natural de Leiria, José Júlio Estrela da Silveira Zúquete nasceu a 25 de Março de 1941 e estreou-se em público na praça de toiros da Nazaré em 1975.
Recebeu a alternativa na praça de toiros "Palha Blanco", em Vila Franca de Xira, a 1 de Maio de 1977, apadrinhado pelo também saudoso Alfredo Conde, com o testemunho, entre outros, de Gustavo Zenkl e Emídio Pinto. Era engenheiro agrónomo.
Toureou na corrida de inauguração da Monumental de Albufeira, há 34 anos, ao lado dos cavaleiros Ángel Peralta e José Mestre Batista, dos matadores Paco Camino e Fernando dos Santos e dos Forcados Amadores de Beja, comandados por João Caixinha.
Teve também uma passagem pelo mundo da forcadagem, envergando a jaqueta dos Amadores de Santarém. Era pai do também cavaleiro tauromáquico João Zúquete.
As cerimónias fúnebres decorrerão no próximo domingo (amanhã), pelas 15h00, no cemitério de Leiria.
A toda a ilustre Família enlutada, muito em particular a seus filhos, endereçamos as mais sentidas condolências.
Que em paz descanse.
Fotos João Carlos D'Alvarenga, Emílio de Jesus, Maria Mil Homens e Fernando Clemente