segunda-feira, 4 de julho de 2016

Colete Encarnado: Vila Franca rendeu-se finalmente ao toureio mourista

Vila Franca rendeu-se finalmente ao toureio mourista numa tarde marcada
pelo adeus às arenas do grande forcado Ricardo Patusco

Quarenta anos depois de um permanente e constante desentendimento entre a aficion vilafranquense e a figura do Maestro João Moura, o público da "Palha Blanco" rendeu-se ontem finalmente ao toureio mourista pelo apoteótico triunfo ali alcançado por João Moura Júnior (foto de cima), que pela primeira vez actuava em Vila Franca e desde o primeiro minuto criou logo uma enorme empatia com o público.
António Ribeiro Telles, sobretudo no seu segundo toiro, manteve acesa a chama do seu carisma na praça de Vila Franca (já o saudoso Bacatum dizia que Vila Franca está para o António como Sevilha estava para Curro Romero - e é verdade) e os Forcados de Vila Franca tiveram uma tarde de glória marcada pela despedida do grande Ricardo Patusco (foto ao lado). Os toiros para cavalo, da linha Murube da ganadaria Ribeiro Telles, empenharam-se e tiveram até alguma agressividade, mas não transmitiram grande emoção.
A pé, Manuel Dias Gomes esteve apenas e sobretudo valente e decidido, procurando afirmar-se. Mas não tem pés e muito menos cabeça que se lidem a pé toiros de quatro anos e 600 quilos sem ser picados. Assim nunca se levará o toureio a pé a lado algum... antes pelo contrário.
Mais logo, não perca a detalhada análise de Miguel Alvarenga e todas as fotos de Emílio de Jesus.

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com