quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Campo Pequeno: as novidades da segunda parte da Temporada Sensacional

João Moura, Pablo Hermoso e João Moura Jr. formam o cartel de arromba de 8
de Setembro no Campo Pequeno; a 29, regressa Padilla (foto de baixo)


Última Hora - Rui Bento e a Drª Paula Mattamouros Resende acabam de revelar, em conferência de imprensa realizada no átrio da entrada principal da praça do Campo Pequeno, as principais novidades da segunda parte da Temporada Sensacional, que hoje arranca com a Corrida do Emigrante e o Concurso de Pegas.
Na próxima quinta-feira, dia 11, tem lugar a Novilhada de Promoção de Novos Valores, cujo cartel é já conhecido.
A 18, dia em que o Campo Pequeno assinala o 124º aniversário da sua inauguração, não haverá espectáculo, uma vez que na Feira de Alcochete se realiza uma grande corrida com a presença de Pablo Hermoso de Mendoza.
A 25 de Agosto será a 52ª Corrida TV com os cavaleiros António Ribeiro Telles, Luis Rouxinol e Marcos Bastinhas e os forcados de Santarém e Aposento da Moita, que fazem em Lisboa a estreia dos novos respectivos cabos, João Grave e José Maria Bettencourt. Lidam-se toiros da temida ganadaria Murteira Grave.
Em Setembro haverá duas corridas: no dia 8, um cartel de sonho com João Moura, Pablo Hermoso de Mendoza e João Moura Júnior, o mesmo elenco que há onze anos (3 de Maio de 2007) esgotou o Campo Pequeno na alternativa de Moura Jr., tendo os três cavaleiros saído em ombros. Os toiros serão de Romão Tenório e as pegas vão estar a cargo dos grupos de forcados de Tomar, Portalegre e Aposento da Chamusca.
Depois, no dia 29 de Setembro, será o regresso a Lisboa do matador Juan José Padilla (foto ao lado), estando também certa a presença de Manuel Dias Gomes, que faz a apresentação no Campo Pequeno depois da alternativa de matador de toiros, que recebeu há um ano em França. Pode entrar um terceiro matador e a corrida ser só a pé ou um cavaleiro e um grupo de forcados.
Finalmente, a 13 de Outubro, será a corrida de gala à antiga portuguesa, transmitida pela RTP, para fecho da temporada, sendo o cartel de seis cavaleiros (ainda não designados). Os toiros serão da ganadaria Fernandes de Castro e é certa a presença dos Forcados Amadores de Lisboa. Rui Bento manifestou também a intenção de que a cavaleira Ana Batista marque presença nesta última corrrida do ano na capital.
Rui Bento divulgou ainda que era intenção da empresa trazer nesta segunda metade da temporada alguns toureiros que, por esta ou aquela razão, declinaram os convites para vir ao Campo Pequeno, referindo os casos de Rui Fernandes, de Filipe Gonçalves e de João Moura Caetano. Houve também contactos com o rejoneador espanhol Leonardo Hernández, mas não houve acordo.
A administradora do Campo Pequeno, Drª Paula Mattamouros Resende, lamentou as "dificuldades" encontradas para montar esta segunda parte da temporada. "Foi mais complicado do que a primeira parte", referiu.

Fotos Maria Mil-Homens e D.R.