Um notável e marcante triunfo do cavaleiro praticante Parreirita Cigano (foto de cima), uma memorável lide de Miguel Moura e a grande pega de George Martins, futuro cabo dos Amadores de Turlock (grupo da Califórnia) foram ontem as mais altas notas da Corrida do Emigrante, uma noite já tradicional da temporada do Campo Pequeno que, apesar da diferença de estilos de um atractivo cartel e da presença de seis grupos de forcados a disputar um Concurso de Pegas, não arrastou às bancadas da primeira praça do país tanto público como se esperava e o elenco justificava - ficámos pela meia casa.
Luis Rouxinol foi também autor de uma lide empolgante ao primeiro toiro da corrida e Gilberto Filipe reafirmou ser um toureiro de valor e a merecer mais presenças em corridas e praças de maior relevância. Sónia Matias e Francisco Palha foram os mais irregulares e os que não deram volta à arena - mais logo, não perca a análise detalhada de Miguel Alvarenga e todas as fotos de Emílio de Jesus.
Os toiros do Engº Luis Rocha, com pouca força, foram toiros de (algum) respeito, trouxeram emoção sobretudo às pegas, mas ficaram aquém das expectativas. Destacaram-se o primeiro e o último, pela agressividade e pelo perigo que demonstraram. Os restantes foram reservados e algo complicados.
Além dos triunfadores forcados de Turlock, houve também boas pegas dos grupos do Ribatejo, de S. Manços, da Chamusca e de Monforte. A fava saíu ontem aos Académicos de Elvas, que executaram a última pega da noite à quarta e depois de aparatosas colhidas sofridas pelo forcado da cara e pelos ajudas.
A praça do Campo Pequeno teve ontem segurança reforçada pela presença honrosa dos Embaixadores dos Estados Unidos da América, Robert A. Sherman e de Israel, a embaixatriz Tzipora Rimon - que ao intervalo, acompanhados por Rui Bento e pela Drª Paula Mattamouros Resende, foram cumprimentar os toureiros aos bastidores. Na foto ao lado, com Sónia Matias e João Telles.
Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com