segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Memorável tarde de toiros ontem em Montemor

Tarde de apoteose ontem em Montemor!
Mestre Luis Miguel da Veiga e Miguel Alvarenga: director do "Farpas" fez o
elogio do cavaleiro no início da corrida, quando se descerrou uma placa alusiva
aos seus 50 anos de alternativa
Filipe Gonçalves voltou a jogar uma forte cartada, está num momento único
João Moura Jr. e João Telles (foto de baixo) voltaram ontem a "guerrear" pelo
pódium da temporada


Empolgante e marcante tarde de toiros - como sempre ali acontece - a que ontem se viveu, debaixo de inaturável calor (ufa!) na castiça e bem cuidada praça de Montemor-o-Novo, onde um ano mais a aficion e o bom gosto dos empresários Simão Comenda e Paulo Vacas de Carvalho voltaram a levar o barco a bom porto. Praça (quase) cheia, apenas algumas (significativas) clareiras no sol, onde só com muito esfoço e muita aficion se pode assistir a uma corrida de toiros com a temperatura que se fazia sentir. O facto de a praça não ter iluminação eléctrica (pensem nisso um dia!) obriga a que as corridas tenham que começar à torreira do sol... o que afasta público e condiciona mesmo o comportamento dos toiros, como ontem se viu. Antes do espectáculo ter início, o antigo cabo dos Amadores de Montemor, António José Zuzarte, sofreu um desmaio na trincheira e teve que ser conduzido, inanimado, à enfermaria, onde viria a recuperar do que foi, apenas e felizmente, uma quebra de tensão provocada pelo imenso calor que se sentia na tarde de ontem.
Prestou-se simbólica homenagem aos 50 anos de alternativa do grande cavaleiro de Montemor, Mestre Luis Miguel da Veiga. Ao início do espectáculo, foi descerrada no páteo de quadrilhas, pelo próprio Luis Miguel, uma placa alusiva à efeméride e Miguel Alvarenga, em breves palavras, sintetizou o percurso e o significado de 50 anos de glória nas arenas de uma cavaleiro que "marcou a diferença e foi Senhor entre os Senhores no tempo em que os havia na Festa". Luis Miguel da Veiga foi brindado depois por cavaleiros e forcados ao longo da corrida.
Lidou-se um grande curro de toiros de Jorge Mendes e viram-se grandes actuações dos cavaleiros Filipe Gonçalves, João Moura Jr. e João Ribeiro Telles e dos Forcados de Montemor, em tarde de despedida de três grandes: Frederico Manzarra Caldeira, João Romão Tavares e o primeiro ajuda João Pedro Pereira - mais logo, não perca a detalhada análise de Miguel Alvarenga e todas as fotos de Carlos Silva.

Fotos Carlos Silva