Pablo Hermoso, o maior ídolo da aficion lisboeta, regressa ao Campo Pequeno no próximo dia 8 de Setembro |
Pablo volta a Lisboa para competir com os Moura. Em cima, aos ombros, numa praça espanhola, com João Moura Júnior; em baixo, brindado no ano passado em Mejanes (França) pelo Maestro João Moura |
As duas maiores figuras mundiais do toureio a cavalo dos últimos 30 anos, o português João Moura e o espanhol Pablo Hermoso de Mendoza (ambos na foto ao lado), acompanhados pelo jovem João Moura Jr. (na foto de cima, aos ombros com Pablo Hermoso numa corrida em Espanha), reencontram-se a 8 de Setembro no Campo Pequeno, para um confronto ibérico entre duas expressões da mesma arte na já habitual corrida de toiros da revista "Lux".
João Moura é o grande revolucionário do toureio a cavalo do último quartel do século XX. Mostra em cada actuação que a sua arte e arrojo ainda não conheceram limite. Pablo Hermoso de Mendoza foi buscar a João Moura a inspiração para desenvolver a sua forma peculiar de sublimar o rejoneio.
Com eles alterna João Moura Jr., porventura o mais fiel intérprete da escola criada por seu pai, sendo já uma figura cimeira do toureio a cavalo.
Pegam os grupos de forcados amadores de Tomar, Portalegre e Aposento da Chamusca, sendo lidados seis bonitos toiros de Romão Tenório.
Fotos Maria Mil-Homens e D.R.