Loucura total ontem na Monumental de las Ventas, em Madrid, com as lições de cátedra do Maestro Enrique Ponce, que cortou uma orelha em cada um dos seus toiros e saíu pela quarta vez na sua carreira em ombros pela porta grande. Aconteceu quinze anos depois da última vez em que protagonizara tal sucesso, na Isidrada de 2002. Com mais de 25 anos de alternativa, Enrique Ponce fez ontem o delírio e fez História, consagrando-se inequivocamente como um Toureiro de época.
A lotação da Monumental de las Ventas esgotou e o milagre aconteceu finalmente na 23ª corrida da Feira de Santo Isidro, que tem decorrido até aqui em ritmo morno e demasiado sonso, apenas marcada pelas saídas em ombros do matador Ginés Marín e dos rejoneadores Diego Ventura (nas duas tardes em que ali toureou) e Leonardo Hernández.
Ontem, Enrique Ponce cortou duas orelhas e abriu a porta grande, provocando momentos de grande apoteose no final da corrida à porta da Monumental (primeira foto de cima). David Mora foi ovacionado nos dois toiros do seu lote e Varea, que confirmou a alternativa, foi silenciado no primeiro toiro e voltou a sê-lo no segundo. Os toiros pertenciam à ganadaria de Domingo Hernández, tendo sido ovacionados no arraste o segundo e o terceiro, destacando-se o bravo sexto, para o qual foi pedida a volta ao ruedo.
O Maestro ontem marcou a diferença.
Fotos Plaza 1/aplausos.es, Luis Sánchez-Olmedo/cultoro.com e Javier Arroyo/aplausos.es