Miguel Alvarenga abriu a sessão, prestando a primeira das homenagens a João Moura numa noite que foi de muitas emoções |
João Moura agradedeu, emocionado, o calor desta homenagem |
João Moura Jr., Soraia Costa e José Carlos Portugal |
Manuel Paim, Carlos Empis, Rui Salvador e João Pedro Silva |
Concha Rodríguez, João Moura Jr. e o rejoneador espanhol Andrés Romero |
António Ribeiro Telles, Duarte Pinto e Emídio Pinto |
Rui bento, Miguel Alvarenga, Manuel Telles Bastos, António Ribeiro Telles e João Moura |
Miguel Alvarenga, Francisco Palha, Gonçalo D'Ornellas, João Moura, Drª Paula Resende, Rui Fernandes e José Prates |
Gonçalo Lagem, presidente da Câmara de Monforte, enalteceu a glória vivida por João Moura em 40 anos em todo o mundo e que tão alto elevou o nome da vila de Monforte e do próprio país |
A Drª Paula Resende confessou que desde que chegou ao Campo Pequeno idealizava levar a efeito um cartel como o da próxima 5ª feira, com todos os toureiros da dinastia Moura |
Rui Bento no uso da palavra, recordou que, como Amália e Eusébio, João Moura faz parte da História deste país |
João Moura com o quadro oferecido por seus filhos e sobrinhos |
Filipe Gonçalves, Francisco Marques "Chalana", Guadalupe Caldeira, Rui Fernandes, Diego Ventura e Francisco Palha |
Emídio Pinto, João Moura e Frederico Cunha: antigos companheiros marcaram presença |
A equipa de sucesso do Campo Pequeno esteve em peso na homenagem a João Moura: Rui Bento, Drª Paula Resende e Dr. Paulo Pereira |
Diego Ventura não faltou à grande homenagem ao Maestro Moura |
Simplicidade e grandeza, glamour e um ambiente digno da celebração que se prestava à maior figura do toureio equestre mundial - foi assim que decorreu ontem no lindíssimo cenário do Palácio dos Aciprestes, sede da Fundação Marquês de Pombal, em Linda-a-Velha, o jantar de Homenagem Nacional ao Maestro João Moura pelos seus 40 anos de alternativa, promovido pelo "Farpas" e que reuniu um grande número de amigos, de admiradores e de companheiros das arenas do homenageado. Sala esgotada para um jantar fantástico que teve a assinatura do Chef Nuno de Alvarenga, antecedido, nos jardins do Palácio, de um beberete com as maravilhas gastronómicas da "Papyrus Gourmet" de Miguel Duarte Ferreira.
Presentes nesta grande homenagem a João Moura o presidente da Câmara de Monforte, Gonçalo Lagem e o vereador Emídio Mata e a empresa do Campo Pequeno, onde João Moura comemorará na próxima quinta-feira, 7 de Junho, o 40º aniversário da sua alternativa, altamente representada pela Drª Paula Mattamouros Resende, por Rui Bento e pelo Dr. Paulo Pereira; os antigos cavaleiros Fernando de Andrade Salgueiro, Frederico Cunha e Emídio Pinto e muitas das actuais vedetas das arenas, como António Ribeiro Telles, Rui Salvador, Diego Ventura, Rui Fernandes, Filipe Gonçalves, Andrés Romero, Francisco Palha, Duarte Pinto, Manuel Telles Bastos, a cavaleira praticante Soraia Costa e os também cavaleiros tauromáquicos José Prates, Lorival Bronze, Vasco Taborda Jr. e José Carlos Portugal, bem como o empresário Rafael Vilhais e muitos antigos forcados da "vellha guarda", entre os quais Rui Souto Barreiros, José Jorge Pereira, Carlos Empis, Carlos Grave, João Grave (pai e filho), João Cortes, Manuel Paim, Nico Mexia de Almeida, José Miguel Mexia de Almeida, Dr. Carlos Ferreira, José Luis Zambujeira, Francisco Murteira, Francisco Sepúlveda, Paulo Vacas de Carvalho, Francisco Mira, João Cabaço, João Quintella, João Bagulho, e Carlos Frazão. Também oos forcados Pedro Maria Gomes, Francisco Mendonça Mira, Pedro Coelho dos Reis e António Taurino, os ganadeiros Francisco e D. Margarida Romão Tenório, Armando João Moura e Manuel João Carreira, os bandarilheiros João Ganhão (apoderado de Moura), João Pedro Silva e Filipe Gravito, vários membros da Tertúlia "Valores e Tradição" e da Real Tertúlia D. Miguel I, amigos de sempre do Maestro Moura como João e Tita Margalho, Joana Franco, "Caloca" Martins, Gonçalo D'Ornellas e Vasconcellos, Carlos Calado, José Santos, Alfredo Faneca, Duarte Chapa e Pedro Horta Osório, o repórter Fernando Clemente, o director de corrida Marco Gomes, o fadista Manuel da Câmara e tantos, tantos mais.
Miguel Alvarenga abriu a sessão abordando, num curto improviso, a importância desta homenagem, lendo depois uma mensagem enviada por José Luis Cochicho e transmitindo a João Moura, também, as homenagens de Mestre Luis Miguel da Veiga e do fadista António Pinto Basto, que não podendo estar presentes, não quiseram deixar de se associar a este acto.
Seguidamente, Manuel Andrade Guerra evocou a trajectória de João Moura nas arenas, recordando, em particular, a célebre corrida de Portalegre em que o "niño prodígio" se apresentou com apenas dez anos de idade, actuando ao lado de Mestre João Núncio, que lhe atirou o seu tricórnio quando ele dava a volta à arena.
Gonçalo Lagem, presidente da Câmara de Monforte, usou depois da palavra para, num sentido e breve discurso, enaltecer a glória que João Moura conquistou em todo o mundo, elevando sempre tão alto o nome da vila de Monforte e o do nosso país.
A terminar o ciclo de breves alocuções, a administradora do Campo Pequeno, Drª Paula Resende, manifestou a sua grande expectativa e a de todos os aficionados pela corrida da próxima quinta-feira em Lisboa, confessando que era este o cartel (Moura e os filhos e o sobrinho) que sempre iedalizara e quisera levar por diante desde que chegou à gestão da primeira praça do país.
Rui Bento usou ainda da palavra para louvar uma figura que, como Amália e Eusébio, faz parte da História deste país e revelou que a empresa propusera dois cartéis ao Maestro para a comemoração dos seus 40 anos de alternativa, mas que apesar da força do outro, "ele preferiu vir a Lisboa assinalar a efeméride ao lado dos seus dois filhos e do seu sobrinho".
Os filhos de João Moura - João Júnior, Rita, Miguel, Tomás e Madalena - fizeram depois a entrega de um quadro com uma placa de prata gravada, levando o pai a emocionar-se. O "Farpas", através de Miguel Alvarenga e Emílio de Jesus, fez também a entrega a João Moura de uma simples lembrança idealizada pelo próprio Emílio: a célebre foto do cavaleiro nos seus primeiros tempos que foi, ao tempo, imagem em quase todos os cartéis e que é da autoria do famoso repórter.
Melhor não podia ter sido. A festa esteve à altura do homenageado, do tributo que se impunha e decorreu sob o signo de um enorme glamour e com um ambiente fora do vulgar - mas que era esperado. João Moura merecia esta noite! Por tudo!
Amanhã não perca: todas as fotos de Emílio de Jesus desta grande jornada vivida ontem no Palácio dos Aciprestes, em Linda-a-Velha.
Fotos Emílio de Jesus