"Sinto-me em forma, finalmente, e estou muito feliz por poder regressar às arenas e, para mais, apoderado pelo meu querido amigo Rogério Amaro, que também reaparece depois de dez anos afastado e que foi meu apoderado durante dezasseis anos. Fiz questão de que voltasse a estar a meu lado no meu regresso" - disse-nos ontem o Maestro Joaquim Bastinhas em Alenquer, onde acompanhava seu filho Marcos e onde demonstrou a todos estar, de facto, recuperado e de novo em grande forma.
Isso ficou bem patente, antes da corrida, quando todos os viram montar e fazer alarde dos seus inigualáveis dotes. "Estou pronto para tourear!", disse.
Embora ainda não confirmado pelo apoderado Rogério Amaro, a reaparição de Joaquim Bastinhas pode ocorrer no próximo dia 20 de Julho na Monumental da Póvoa do Varzim na Corrida TV/Norte, como, aliás, o "Farpas" já adiantou este fim-de-semana.
Em declarações ao site toureio.pt, Rogério Amaro revelou que já manteve contactos com alguns empresários e que, em princípio, Bastinhas actuará nas praças da Póvoa de Varzim, Figueira da Foz, Nazaré, Portalegre, Elvas, Campo Pequeno e Moita e que em breve "isso tudo ficará especificado".
"Vai tourear entre oito e dez corridas", acrescentou o apoderado. Em princípio e embora esteja recuperado, Joaquim Bastinhas deverá participar apenas em corridas de seis cavaleiros, por forma a lidar um só toiro em cada uma.
"Não me vou despedir das arenas, ainda cá vou andar mais uns anos, se Deus quiser. Esta temporada serão oito ou dez corridas... e para o ano, cinquenta!", disse-nos ainda o cavaleiro.
Quando ao regresso a Lisboa, podemos adiantar que Joaquim Bastinhas deverá ser o cabeça de cartaz da corrida de gala à antiga portuguesa que a 11 de Outubro encerra a temporada na capital, fazendo nessa noite a sua reaparição no Campo Pequeno.
Rogério Amaro, ao toureio.pt, confirma isso mesmo - ou, pelo menos, é o que depreende das suas palavras - ao declarar que a primeira corrida não será em Lisboa "porque Rui Bento já tinha as coisas muito adiantadas e era difícil de encaixar, mas irá tourear no Campo Pequeno".
Fotos Emílio de Jesus e Maria Mil-Homens