Francisco Macedo, o forcado que há duas décadas enlouqueceu Madrid, com o cabo fundador do Aposento da Chamusca, Tiago Prestes, numa recente corrida na praça do Campo Pequeno |
A entrevista que Francisco Macedo, aclamado como o "Herói de Madrid", concedeu ao jornal "Farpas" depois da sua histórica pega em Las Ventas |
Pedro Coelho dos Reis, actual cabo e, em baixo, Tiago Prestes, cabo fundador dos Amadores do Aposento da Chamusca |
Cumprem-se na próxima quinta-feira vinte anos sobre a data - 26 de Julho de 1998 - em que o Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Chamusca, por intermédio de uma pega histórica do forcado Francisco Macedo, deixou em loucura os aficionados que assistiam na Monumental de las Ventas, em Madrid, a uma corrida comemorativa da Expo 98 de Lisboa.
Esta foi também a última vez que actuaram forcados na mais importante praça de toiros do mundo.
João António Ventura, pai de Diego Ventura, actuou como único cavaleiro e foi o seu toiro, com 520 quilos, da ganadaria de Hermanos Astolfi, que foi pegado pelos Amadores do Aposento da Chamusca.
Lidaram-se ainda três toiros da ganadaria portuguesa de Ernesto de Castro e dois das divisas espanholas Fuenteblanco e Ramón Flores.
Actuou também o matador português Rui Bento Vásquez (ovacionado nos dois toiros que enfrentou) e os espanhóis Roberto Antolín "El Milionário" e Juan Cuellar.
Francisco Macedo, engenheiro agrícola, então com 32 anos, forcado do Aposento da Chamusca desde 1984, filho do saudoso médico Dr. Carlos Macedo, ex-ministro da Saúde e fundador do PPD, foi o autor de uma pega que ficou na história. O grupo era ao tempo comandado por Tiago Prestes, que fora seu cabo fundador, missão essa que é hoje desempenhada por Pedro Coelho dos Reis (Pipas).
Fotos Aurélio Grilo, Frederico Henriques, Emílio de Jesus e D.R.