quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Campo Pequeno: as novidades da corrida de 20 de Setembro e da Gala de 11 de Outubro... e Ventura, só para o ano!

Moura Caetano e Duarte Pinto (fotos de cima) deverão integrar o cartel de 20
de Setembro em Lisboa com Juan José Padilla, que se despede. Na foto de
baixo, a saída em ombros de Diogo Amaro, do Aposento do Barrete Verde
de Alcochete, no Concurso de Pegas de 2017 no Campo Pequeno. Grupo pega
na corrida de gala de 11 de Outubro ao lado dos Amadores de Lisboa


Exclusivo "Farpas" - João Moura Caetano e Duarte Pinto são os cavaleiros eleitos pela empresa do Campo Pequeno para actuarem na corrida de 20 de Setembro, em que se despede o matador espanhol Juan José Padilla e em cujo cartel foram já anunciados os grupos de forcados de Santarém e Montemor. A cavalo lidam-se quatro toiros da ganadaria Vinhas e a pé dois de Varela Crujo. Padilla actuará como único matador na noite da sua despedida de Portugal.
Rui Bento acaba de confirmar ao "Farpas" que Moura Caetano (pelo seu grande triunfo a 17 de Maio) e Duarte Pinto (pelo memorável êxito de 9 de Agosto), como dois dos grandes triunfadores da temporada lisboeta, foram os cavaleiros convidados para integrar o cartel de 20 de Setembro. As suas presenças não estão ainda confirmadas por parte dos respectivos apoderados (que amanhã deverão reunir em Lisboa com a empresa), mas à partida os dados estão sobre a mesa e este pode ser o cartel.
Quanto à corrida de gala à antiga portuguesa (transmitida pela RTP) que a 11 de Outubro encerra a temporada do Campo Pequeno, o cartel será, como é tradicional, de seis cavaleiros e estão certas as presenças de Miguel Moura (também grande triunfador este ano em Lisboa) e de Marcelo Mendes (por ter triunfado na corrida de oportunidade extra-abono), não estando ainda o elenco rematado, nem sequer decidido ainda quem vai ser este ano contemplado com o habitual Troféu Prestígio outorgado pela Administração da empresa.
Lidar-seão nesta noite seis toiros da ganadaria Passanha e, adianta Rui Bento, está já decidido que nas pegas vamos ter os grupos de forcados Amadores de Lisboa e Amadores do Aposento do Barrete Verde de Alcochete, o grupo que faltava incluir este ano em Lisboa depois de na temporada passada ter tido um êxito monumental no Concurso de Pegas, onde apesar de, estranhamente, não o ter vencido, foi autor da melhor pega, por intermédio de Diogo Amaro, que saíu em ombros pela porta grande (foto ao lado), o que pela primeira vez aconteceu nesta praça com um forcado.
Quanto a Diego Ventura, a eterna incógnita, só para o ano o veremos em Lisboa. O director de Tauromaquia da empresa do Campo Pequeno deslocou-se recentemente a Pontevedra, onde Ventura toureou e triunfou, precisamente para aclarar o tema da sua possível actuação ainda esta temporada em Lisboa e as conversações continuam entre a empresa e os seus apoderados Lozano, mas, revela Rui Bento, apesar de lhe ter sido proposta a corrida de 20 de Setembro com Padilla ou uma data extra-abono (que poderia ser o dia 3 de Novembro, inicialmente agendado para o Festival Taurino de homenagem a José Luis Gonçalves), Diego Ventura preferiu optar por só no próximo ano regressar à praça da capital.
"Não significa nenhum desentendimento, mas apenas e só uma opção de Diego Ventura, que prefere apresentar-se no Campo Pequeno só no próximo ano", explica Rui Bento.

Fotos Emílio de Jesus, Maria Mil-Homens e Frederico Henriques