quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Frederico Cunha homenageado ontem pelos seus 50 anos de alternativa

A placa comemorativa da celebração dos 50 anos de alternativa que ontem
os companheiros ofereceram a Frederico Cunha
O momento em que Mestre João Núncio concedia a alternativa a Frederico Cunha,
então com 21 anos, a 22 de Agosto de 1968 no Campo Pequeno
João Duarte com Frederico Cunha ontem na "Casa das Enguias"...
... e há 40 anos no Campo Pequeno!
Foto Luis Azevedo/Estúdio Z
Frederico Cunha com o seu então apoderado João Duarte e os bandarilheiros
Manuel Lopes e Francisco Palhota
Frederico Cunha nos anos 70 com os seus dois apoderados, o saudoso Joaquim
Silva e João Duarte. Em baixo, junto ao cartaz da corrida da sua alternativa,
com o Maestro Mário Coelho e Carlos Empis, representando o Grupo de Forcados
Amadores de Santarém, que pegou nessa noite de há 50 anos no Campo Pequeno


O cavaleiro Frederico Cunha foi ontem homenageado, como já aqui referimos, durante um jantar de casa cheia e que reuniu muitos dos seus amigos de sempre e também inúmeros companheiros, no restaurante "Casa das Enguias", na Lançada.
Mestre João Branco Núncio foi o seu padrinho de alternativa há precisamente meio século - 22 de Agosto de 1968 - na praça do Campo Pequeno, numa corrida mista que contou ainda com a participação dos matadores José Júlio e Mário Coelho e dos Forcados Amadores de Santarém, tendo-se lidado oito toiros da ganadaria de Herdeiros de D. Diogo Passanha.
O Maestro Mário Coelho, companheiro de Frederico Cunha nessa noite tão significativa da sua carreira, marcou ontem presença no jantar de homenagem e, em breves palavras, recordou essa histórica corrida e também o valor e a dignidade com que o cavaleiro homenageado andou durante vários anos nas arenas.
O também cavaleiro retirado José Manuel Correia Lopes evocou, num emotivo e sentido discurso, os tempos primeiros da carreira de Frederico Cunha, recordando o seu célebre cavalo "Faraó" e também o seu saudoso e dedicado apoderado Joaquim Silva, referindo "a responsabilidade que pesou sobre a carreira do Frederico o facto de ter recebido a alternativa das mãos de Mestre João Núncio e ainda o facto de ter sido grande amigo e competidor do sempre recordado José Mestre Batista", cuja viúva, Tininha, também ontem marcou presença no jantar.
Emídio Pinto, que muitas vezes ombreou em várias praças de toiros com o homenageado, referiu, por seu turno, "a excelente pessoa que o Frederico é e isso fica aqui comprovado neste jantar em que a sala foi pequena para receber tantos amigos", não deixando de enaltecer o equitador Alfredo Faneca, amigo e companheiro nas lides equestres de Frederico Cunha, que foi o organizador e a alma desta grande homenagem.
Também Manuel Jorge de Oliveira usou da palavra para recordar "tempos que não voltam mais", tempos em que "tínhamos empresários como Manuel dos Santos, Américo Pena e Alfredo Ovelha", relembrando ainda a figura ímpar do Dr. José Cunha, pai de Frederico e que durante muitos anos foi, desinteressadamente, o médico de todos os toureiros.
Em breves palavras, visivelmente emocionado, Frederico Cunha agradeceu depois a presença de todos, da sua ex-Mulher, de seus três filhos Sofia, Frederico e Joana e dos muitos amigos que ontem estiveram a seu lado, recordando a noite de há 50 anos no Campo Pequeno.
Foi depois presenteado com uma placa evocativa desta noite de homenagem, que lhe foi entregue por José Maldonado Cortes, o mais antigo cavaleiro de alternativa presente ontem no jantar da "Casa das Enguias".
Presentes estiveram também, entre outros, os cavaleiros Emídio Pinto, Manuel André Jorge, António Raúl Brito Paes, Rui Rosado, José Manuel Correia Lopes, João e António Ribeiro Telles, Ricardo Teixeira Duarte, Rui Salvador, José Luis Cochicho, Rui Fernandes, Vitor Ribeiro, Duarte Pinto, os praticantes João Soller Garcia, Manuel de Oliveira e Francisco Correia Lopes - e também José Luis Gomes, José LavradorDr. João Santos Andrade, Dr. José Manuel Lourenço, Dr. José Manuel Pires da Costa, Dr. Paulo Pereira, Jorge Ortigão Costa, José Armando, José J. Dinis, Carlos Empis, Manuel Paim, Firmino Pinto, João Bacatelo, Pedro Passanha, Tininha Mestre Batista e seu marido, Luis Martins, Albino Fernandes, Rui Fernandes (pai), Miguel Alvarenga, Fernando Clemente, João Duarte (antigo apoderado de Frederico Cunha), João Margalho, Dr. José Núncio FragosoJoão e Marília Caetano (pais de Paulo Caetano, ausente no estrangeiro) e muitos, muitos mais.
Todos com Frederico Cunha - na celebração dos seus 50 anos de alternativa!

Fotos Fernando Clemente e D.R.