O empresário Paulo Pessoa de Carvalho promove na próxima sexta-feira, dia 10, uma novilhada em Vinhais, inserida no Ciclo de Novilhadas das Escolas de Toureio, espectáculo de homenagem ao emigrante.
A praça de toiros de Vinhais, no distrito de Bragança, é a praça de toiros mais a norte de Portugal, onde, recorda o empresário, "a festa de toiros está bem viva e onde nesta altura do ano a região está cheia de emigrantes que vêm à sua terra matar saudades, carregar baterias e visitar amigos e família, podendo con esta iniciativa, relembrar aquilo que é tão português, o ser aficionado e ver e sentir o calor da festa brava".
Paulo Pessoa de Carvalho afirma ainda esperar este ano "poder brindar os espectadores com o futuro do toureio a pé em Portugal e não só", pelo que decidiu a organização "além das lides a cavalo pelos mais jovens e promissores cavaleiros, ter as melhores escolas de toureio apeado do país aqui representadas com os seus mais promissores alunos e futuras figuras".
Actuam os cavaleiros Ricardo Cravidão e Manuel Oliveira, os novilheiros praticantes Rui Jardim (Academia de Toureio do Campo Pequeno) e Luis Silva (Escola de Toureio da Moita) e o novilheiro amador Duarte Silva (Escola de Toureio de Vila Franca).
Pegam os Forcados Amadores do Aposento da Chamusca, comandados por Pedro Coelho dos Reis e lidam-se a cavalo novilhos de Santos Silva (três) e a pé três gentilmente cedidos por ganadeiros da Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide.
