![]() |
| Simão da Veiga Jr. inaugurou a praça da Póvoa de Varzim em 1949... |
![]() |
| ... e Luis Rouxinol Jr. encerra-se 69 anos depois na última corrida este sábado |

A Monumental da Póvoa de Varzim é palco da última corrida de toiros no próximo sábado, dia 11. Simão da Veiga inaugurou-a há 69 anos, Luis Rouxinol Júnior vai ser agora o último toureiro a actuar naquela arena
A praça de toiros da Póvoa de Varzim, cujo presidente da Câmara decretou que vai deixar de ser palco de corridas de toiros a partir do próximo ano, terá este sábado, dia 11, a sua última corrida.
As corridas de toiros na Póvoa de Varzim são (eram...) uma tradição desde o século XIX e realizaram-se várias em diversos recintos. No início do século XX, o Estádio Gomes de Andrade foi o último recinto onde se efectuaram touradas e espectáculos equestres antes da construção da praça actual.
O projecto para a construção da Monumental da Póvoa de Varzim surgiu no Estado Novo por influência do empresário e grande forcado Nuno Salvação Barreto, que ao tempo dirigia o Casino da Póvoa.
O projecto é da autoria do arquitecto Alfredo Coelho de Magalhães e a praça foi construída junto ao Alto de Martim Vaz e inaugurada a 19 de Junho de 1949 com uma corrida em que patrticiparam os cavaleiros Simão da Veiga Jr. e José Rosa Rodrigues. As bancadas eram de madeira e em 1959 foram substituídas por betão.
A praça foi comprada pela Câmara Municipal em 1984, por escritura pública, à Empresa de Recreios da Póvoa de Varzim, até então sua proprietária.
Na corrida de toiros do próximo sábado lidam-se toiros da ganadaria Santos Silva e actuam os cavaleiros Luis Rouxinol, Sónia Matias, Filipe Gonçalves, Manuel Telles Bastos, Marcos Bastinhas e Luis Rouxinol Júnior - que a encerrará.
Pegam os forcados Amadores do Montijo e Amadores de Coruche.
Fotos D.R. e Florindo Piteira


