
O Grupo de Forcados Amadores de Lisboa actua esta quinta-feira, no Campo Pequeno, na corrida de encerramento do Abono, de Gala à Antiga Portuguesa, pegando três dos seis toiros de magnífico trapio da ganadaria Passanha.
Terceiro em antiguidade de entre os grupos de forcados portugueses, o Grupo de Forcados Amadores de Lisboa surgiu em 1943, por iniciativa de Nuno Salvação Barreto. Nesse ano, apenas pegaram em festivais, só o fazendo formalmente, a 14 de Agosto de 1944, em Cascais.
A partir daí, as actuações do Grupo dos Amadores de Lisboa foram conquistando um prestígio cada vez maior, que adquiriu carácter universal quando, em 1951, participou em Roma nas filmagens de “Quo Vadis?”, em que Nuno Salvação Barreto, encarnando a personagem de Brutus, pegou um toiro de Infante da Câmara em hastes limpas.
O Grupo de Lisboa estreou-se em Espanha, em Sevilha, na Feira de Abril de 1950, actuando depois em Pamplona, em 1970 e, nos anos de 1979 e, em 1980, apresentou-se na Feira de Santo Isidro, em Las Ventas (Madrid).
De 1992 a 2010, o Grupo de Forcados Amadores de Lisboa foi capitaneado por José Luís Gomes, sucessor de Salvação Barreto, sucedendo-lhe posteriormente seu filho, o actual cabo, Pedro Maria Gomes, em 8 de Abril de 2010.
Carlos Patrício Álvares "Chaubet", um dos fundadores do grupo, no seu livro “Pega de Caras” escreveu: “Tinham tudo o que um Grupo de Forcados precisa para triunfar. O seu arranque e implantação no meio tauromáquico provaram o seu valor. Desbravaram mato. Derrubaram barreiras e venceram”.
Com o Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, competirá na próxima quinta-feira o seu homólogo do Aposento do Barrete Verde de Alcochete, capitaneado por Marcelo Lóia. Em praça estarão os cavaleiros António Ribeiro Telles, Rui Salvador, Rui Fernandes, Francisco Palha, Marcelo Mendes e Miguel Moura.
A última corrida da temporada lisboeta inicia-se com o cortejo histórico evocativo das Touradas Reais do século XVIII.
Antes do início da corrida a Administração do Campo Pequeno entregará ao Maestro João Moura o importante Galardão "Prestígio" com que o distinguiu este ano pela comemoração dos seus 40 anos de alternativa.
Foto Frederico Henriques/@Campo Pequeno
