sábado, 1 de junho de 2019

Companheiros e amigos recordam Joaquim Bastinhas


A propósito da corrida que na próxima quinta-feira se vai realizar no Campo Pequeno para homenagear a memória de Joaquim Bastinhas, a empresa tem estado a publicar na sua página do Facebook os depoimentos de várias figuras do meio taurino, e não só, evocando a figura ímpar do saudoso cavaleiro. Fique com alguns dos depoimentos

"Joaquim Bastinhas foi muito mais que um cavaleiro tauromáquico, que um toureiro. Foi dos melhores e marca os últimos quarenta anos, mas foi também um ídolo dos portugueses. Era um toureiro reconhecido em todo o lado e em qualquer parte - pela sua imensa popularidade, pela sua simpatia e pela grande empatia que tinha com o público em geral. Foi, por isso, uma referência da tauromaquia e um verdadeiro embaixador do mundo tauromáquico.
Foi, como "El Cordobés" nos anos 60, um ídolo do povo. Enchia as praças, mal entrava na arena o público entrava em delírio. Podiam, como um dia disse um histórico maestro do toureio acerca de Manuel Benítez "El Cordobés", muitos tourear melhor que ele, mas ele era melhor que todos os outros. E esse carisma, esse dom, marcaram sempre toda a diferença."
- Miguel Alvarenga, jornalista

“Joaquim Bastinhas, a maior figura de popularidade do toureio em Portugal. Um toureiro do povo com uma raça e uma alegria características dos grandes toureiros e próprio dos portugueses. Orgulho-me de poder ter presenciado muitos triunfos de Joaquim Bastinhas. Toureiro de sempre e para sempre!."
- Manuel Dias Gomes, matador de toiros

"O Joaquim Bastinhas é uma referência como homem e como profissional. Foi o meu padrinho de alternativa e sempre manteve uma ligação muito próxima comigo, acompanhando a minha carreira e tendo sempre uma palavra nos momentos especiais. Foi um nome que marcou a história do Toureio a Cavalo, com uma enorme popularidade em todo o lado. Um verdadeiro ídolo!”.
- Ana Batista, cavaleira tauromáquica

"É impossível definir, em poucos parágrafos, um homem com a dimensão do Bastinhas.
Porém, inspirado pelo "namoro" intenso que existia entre o meu amigo Joaquim Manel e a Praça de Toiros do Campo Pequeno, deixei que as palavras bailassem na minha cabeça. A primeira que me surgiu, foi Único.
Único na expressividade da sua arte, único na forma como chegava ao público, único quando sorria, porque esse sorriso vinha cheio de tudo o que sentia.
A segunda palavra foi Entrega.
À família entregou o seu incondicional amor, aos amigos o seu apoio, a todos, a sua genuinidade.
Para descrever o homem, a palavra certa é Grandeza.
Grandeza a sonhar, grandeza a realizar, grandeza total de carácter.
Para nos deixar como exemplo, seguramente ele escolheria três: Coragem, Entusiasmo, Alegria.
Para um amigo como eu, a que, irremediavelmente me resta, é a palavra saudade".
- Paulo Caetano, cavaleiro tauromáquico

"Era único! Tinha todas aquelas características que faziam dele uma figura inigualável no meio taurino, como toureiro e como pessoa. Toureiro de características ímpares e popularidade extraordinária, como Homem e Amigo, deixa muita saudade!".
- Rui Salvador, cavaleiro tauromáquico

"Maestro Joaquim Bastinhas, único e incomparável na tauromaquia e fora dela.
Uma figura inesquecível que marcou uma época.
Lembro-me como se fosse hoje, eu muito novo acompanhava o meu pai às corridas e ficava doido porque no seu camião havia sempre chocolates e ele dava-me todos os dias!
Um ídolo para todos nós”.
- João Ribeiro Telles, cavaleiro tauromáquico

"Joaquim Manuel, Homem ímpar na arte de tourear, mas essencialmente na vida. Bastinhas toureava para os aficionados do Sol, como dizia. Mas a verdade é que toureou para todos, até os mais puristas aficionados acabavam conquistados pela sua alegria e arte únicas, absolutamente contagiantes.
Na vida um homem de emoções, forte sentido de família, amigo do seu amigo, sorriso fácil, brincadeira constante. Fui testemunha mais do que uma vez, da sua preocupação constante com o bem-estar de todos aqueles que com ele trabalhavam, assim como com o meio social onde vivia".
- Nuno Graciano, apresentador de televisão

Foto Maria Mil-Homens