Rogério Amaro (na foto com Miguel Alvarenga e Joaquim Bastinhas na última corrida do saudoso cavaleiro em Setembro do ano passado em Elvas) recorda, na página oficial do Campo Pequeno na rede social Facebook, a figura ímpar do grande toureiro, de que foi o último apoderado
"Conheci Joaquim Bastinhas em 1980 quando ainda era cavaleiro praticante. Correspondendo a um convite seu, apoderei-o de 1993 a 2009.
Vi em Bastinhas o toureiro que a Festa necessitava, após a morte de Mestre Batista, e assim foi, pois tornou-se uma figura imprescindível em todos os cartazes.
Voltei a apoderá-lo, no ano de 2018, nas duas últimas corridas em que toureou, na Figueira da Foz e em Elvas, nas quais obteve assinaláveis êxitos.
Era um ser humano extraordinário, amigo do seu amigo, divertido, jocoso e muito familiar. Sempre atento às injustiças sociais, o que fazia dele um ser humano muito sensível. Enfim, deixou-nos uma grande figura do Toureio referência dos mais novos e um homem extraordinário, como filho, pai, esposo e avó".
- Rogério Amaro
Foto Emílio de Jesus