sábado, 1 de junho de 2019

Um toiro para recortadores na Corrida RTP em Tomar



Apesar de algumas vozes contra, a Corrida RTP do próximo dia 5 de Julho na praça de toiros de Tomar (que está a ser pintada e recuperada) vai ter um sétimo toiro, no final, para recortadores.
Este era um tema que estava a causar alguma polémica, como aconteceu no ano passado na corrida televisionada da Póvoa de Varzim, mas na reunião desta semana na Associação Nacional de Toureiros apenas três bandarilheiros manifestaram o seu desagrado pela inclusão dos recortadores (não se entende porquê...), não se tendo registado qualquer posição contra por parte dos toureiros que participaram nesse encontro em Lisboa.
E se na temporada passada a corrida da Póvoa tinha sido de cinco cavaleiros com um sexto toiro para os recortadores, o que levou alguns artistas a protestarem pelo facto de a organização (empresa Aplaudir e Casa do Pessoal da RTP) estar "a tirar um posto de trabalho a um cavaleiro", este ano estiveram todos de acordo: o cartel será de seis cavaleiros e haverá depois um toiro-extra para a exibição dos recortadores.
À partida e ainda sem confirmação oficial, actuarão Rui Fernandes, Filipe Gonçalves, Moura Caetano, Francisco Palha, Marcos Bastinhas e a praticante Soraia Costa e os grupos de forcados de Tomar e Alcochete. Os toiros são da ganadaria de Imãos Moura Caetano (ferro Maria Guiomar Moura), depois de inicialmente estarem previsto os de José Luis Vasconcellos de Souza D'Andrade (Sommer).

Fotos D.R.