segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Francisco Cortes comemora 25 anos de alternativa



O cavaleiro Francisco Cortes comemora esta temporada os seus 25 anos de alternativa.
Filho do Maestro José Maldonado Cortes, figura de referência do toureio a cavalo; e sobrinho do também cavaleiro profissional Afonso Maldonado Cortes, Francisco tomou a alternativa a 10 de Junho de 1995 na Monumental de Santarém, na XII Corrida "Despertar" da Rádio Renascença (cartaz em cima), uma organização do saudoso empresário Manuel Gonçalves.
Seu pai, José Maldonado Cortes, foi o padrinho da alternativa (foto ao lado) e as testremunhas foram Paulo Caetano, Joaquim Bastinhas, António Telles, Rui Salvador e Luis Rouxinol e o grupo de forrcados Amadores de Santarém, então comandado por Carlos Grave e que assinalava nessa tarde o seu 80º aniversário.
Lidaram-se em concurso toiros das ganadarias Lima Monteiro, Joaquim Grave, Vinhas, Herds. Conde Cabral, Ortigão Costa, Manuel Coimbra e Santa Maria.
Francisco Maldonado Cortes vai reunir a imprensa na sua quinta em Estremoz no final deste mês para apresentar a sua nova quadra de cavalos e também os projectos que estão delineados para a comemoração dos seus 25 anos de alternativa.
Luis Miguel Pombeiro, empresário da praça de toiros de Estremoz, disse hoje ao "Farpas" que espera também reunir nos próximos dias com Francisco Cortes para pôr em marcha o projecto de uma corrida de toiros naquela praça, provavelmente já em Maio, para assinalar a efeméride.

Fotos Florindo Piteira e D.R.