quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Morante de la Puebla rende significativa homenagem à memória de Ricardo Chibanga

O escultor Martín Lagares e Morante de la Puebla
O busto de Ricardo Chibanga será inaugurado na Golegã a 28 de Março. Na
foto de baixo, Morante com José Tinoca e Chibanga em Março do ano passado
na quinta de Manuel Veiga


Morante de la Puebla vai oferecer à vila da Golegã um busto do saudoso matador de toiros Ricardo Chibanga, que o presidente da Câmara José Veiga Maltez anunciou já que ficará na esquina do Café Central, "um ícone como esquina no nosso mundo dos toiros, como tertúlia e espaço anímico do debate, da crítica, da análise, da então Escola de Mestre Patrício Cecílio", escreveu na sua página da rede social Facebook.
A oferta de Morante resulta da enorme admiração que o diestro sevilhano tinha pela figura de Chibanga, toureiro nascido em Moçambique e que desde sempre viveu na Golegã, onde deu os primeiros passos na arte das arenas ajudado por Patrício Cecílio, por Manuel dos Santos e por José Tinoca.
O busto de Ricardo Chibanga, ainda em fase de execução final, é da autoria do escultor espanhol Martín Lagares, de La Palma del Condado, sendo a base desenhada e executada pela Câmara da Golegã.
A inauguração do busto está agendada para a manhã do próximo dia 28 de Março, data em que à tarde se vai realizar um festival taurino na praça da Chamusca, precisamente de homenagem à memória de Ricardo Chibanga.

Fotos D.R. e Fernando Clemente