segunda-feira, 22 de junho de 2020

A Cultura não se censura! Marcha Taurina no sábado em Alcochete


Forcados, Cavaleiros, Toureiros, Ganadeiros, Empresários, Campinos, Aficionados e demais intervenientes na Tauromaquia exigem respeito e liberdade! No próximo sábado, dia 27, realizam-se Marchas Taurinas em várias cidades, convocadas pela Associasção Nacional de Grupos de Forcados (ANGF). Publicamos o manifesto, e a lista de personalidades e entidades que aderiram, elaborado pelos promotores da Marcha em Alcochete

A Tauromaquia faz parte do carácter e da identidade do nosso povo, que enquanto atividade cultural, nos distingue dos outros povos no mundo.
Nos últimos tempos, infelizmente, esta Cultura Milenar tem sido alvo de injusta discriminação e censura por parte do Governo de Portugal. Milhões de portugueses aficionados e milhares de profissionais têm sido colocados à prova perante uma clara tentativa de imposição da cultura do gosto por parte do Ministério da Cultura e do Governo.
A nossa época, mais do que em qualquer outra, precisa de valores. A nossa modernidade faz-nos cada vez mais individualista, fechados sobre nós próprios, no trabalho ou em casa.
A Tauromaquia, além da elevada relevância económica para muitas cidades e vilas, assume um papel social importantíssimo na transmissão de valores e tradições entre gerações ao longo dos séculos.
Este é o momento de dizer basta à censura, basta à discriminação, que exigimos liberdade, direito à fruição cultural e respeito pelo Decreto-Lei n.º 89/2014 de 11 de Junho, em que o Estado afirma que “(…) a tauromaquia é, nas suas diversas manifestações, parte integrante do património da cultura popular portuguesa. Entre várias expressões, práticas sociais, eventos festivos e rituais que compõem a tauromaquia, a importância dos espetáculos em praças de toiros está traduzida no número significativo de espetadores que assistem a este tipo de espetáculo (…)”.
A Marcha pela Tauromaquia “A Cultura não se Censura” que se realizará em Alcochete, no próximo dia 27 de Junho, com início às 10h00, contará com o apoio institucional da Câmara Municipal de Alcochete e da Junta de Freguesia de Alcochete, da qual farão parte os dois Grupos de Forcados, Grupo de Forcados Amadores do Aposento do Barrete Verde de Alcochete e Grupo de Forcados Amadores de Alcochete, assim como, as duas Bandas de Música do Concelho, Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 de Alcochete, Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, Clube Taurino de Alcochete, Sevilhanas Rocieras de Alcochete, Grupo de Sevilhanas do Aposento do Barrete Verde de Alcochete, Tertúlia de São João, demais Tertúlias Taurinas, Cavaleiros, Ganadeiros, Matadores/Novilheiros, Bandarilheiros, Campinos, Escolas de Toureiro, Empresários e claro, aficionados em geral.
A iniciativa cumprirá todas as recomendações do Governo e DGS face ao momento que actualmente vivemos, e será logicamente - como pessoas de bem que somos - uma manifestação pacífica.
Convidamos todos os aficionados a juntarem-se a nós nesta manifestação pela Liberdade!

Ponto de Partida: Praça de Toiros de Alcochete
Destino: Largo de São João

Signatários:
Associação Nacional de Grupos de Forcados
Aposento do Barrete Verde de Alcochete
Câmara Municipal de Alcochete
Junta de Freguesia de Alcochete
Grupo de Forcados Amadores do Aposento do Barrete Verde de Alcochete
Grupo de Forcados Amadores de Alcochete
Banda de Música da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 de Alcochete
Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Clube Taurino de Alcochete
Empresa Toiros & Tauromaquia
Aplaudir Eventos Unipessoal Lda
Rafael Vilhais Unipessoal
Ana Batista
António Prates
Diogo Oliveira
Duarte Fernandes
Filipe Gonçalves
Francisco Palha
Gilberto Filipe
João D’alva
José Prates
José Samuel Lupi
Luís Rouxinol
Luís Rouxinol Júnior
Mara Pimenta
Rui Fernandes
Sónia Matias
Verónica Cabaço
Jorge Alegrias
Juca
Mário Ferreira
Nuno Silva
Sérgio Silva
Ganadaria Castro
Ganadaria José Palha
Ganadaria Lupi
Ganadaria Palha
Ganadaria Prudêncio
Santo Toiro
Coudelaria André Nunes
Centro Hípico Quinta da Horta
Tertúlia de São João
Tertúlia Fardo de Palha
Sevilhanas Rocieras de Alcochete
Sevilhanas do Barrete Verde de Alcochete
Gonçalo Lúcio – Cornetim
Charanga das Fresquinhas
Terúlia Puerta Grande
Tertúlia “O Gabarito”
Cavaleiros da Praia