O aficionadíssimo público da Ilha Terceira encheu por completo a lotação permitida (50%) da cómoda Monumental de Angra do Heroísmo no último sábado para assistir ao agradável festival taurino promovido pelo grupo de forcados Amadores do Ramo Grande (da Praia da Vitória), a favor das obras das Igrejas das Lajes e de Agualva, tendo ao início do festejo o cabo do grupo, Manuel Pires, feito a entrega dos respectivos cheques, de 2.900 euros cada (foto de baixo) resultantes da receita de bilheteira.
Lidaram novilhos-toiros das ganadarias açoreanas de Rego Botelho (que saiu muito bem para a lide a cavalo, sendo depois muito duro para os forcados), de José Albino Fernandes e de Ezequiel Rodrigues (ambos de menor qualidade) e três do ganadeiro montemorense Gregório de Oliveira, havendo a destacar o último.
O matador de toiros Manuel Dias Gomes deixou em Angra o perfume da sua arte e do seu temple, estando muito por cima dos novilhos de José Albino Fernandes e de Gregório de Oliveira que enfrentou e aos quais deu a volta mercê de muito porfiar, de se arrimar e de uma entrega que o público reconheceu e ovacionou forte. Evidenciou, como sempre, grande profissionalismo e vontade de agradar, mesmo sem matéria prima para o êxito sonhado. Uma excelente presença de Manuel Dias Gomes nos Açores, a merecer repetição no próximo ano.
Apesar de pouco tourearem, os irmãos Tiago e João Pamplona são dois cavaleiros de grande valor e uma vez demonstraram isso mesmo, bem como a excelente preparação com que apresentaram em praça os seus cavalos. Duas meritórias lides de Tiago Pamplona e um destacado triunfo de João Pamplona no segundo novilho do seu lote, um bom exemplar de Gregório de Oliveira.
Pegaram os dois grupos de forcados da Ilha Terceira. Pelos da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, o grupo mais antigo, foram caras Luis Cunha, à terceira, a dobrar João Vieira; e Bernardo Belerique, à segunda tentativa. Pelos Amadores do Ramo Grande pegaram Marco Costa ao primeiro intento e Tomás Sousa ao segundo.
Dirigiu com acerto Mário Martins. O grupo de forcados Amadores do Ramo Grande agradeceu no final - com um vibrante "Viva!" à Tauromaquia - "a colaboração de todos, nomeadamente do público, que cumpriu todas as regras de distanciamento e de segurança".
Este foi, recorde-se, o primeiro espectáculo tauromáquico realizado este ano na Ilha Terceira, depois de em Junho ter sido suspensa a tradicional Feira das Sanjoaninas e de no início deste mês também se não terem realizado os dois festejos, uma novilhada e uma corrida de toiros, que compunham a mini-feira das também muito tradicionais Festas da Praia (suspensas).
Ontem mesmo o grupo de forcados do Ramo Grande anunciou que levará a efeito no próximo dia 29 a Corrida da Praia, também na Monumental da Ilha Terceira, em Angra do Heroísmo, cujo cartel vai ser apresentado hoje ao final da tarde na Academia da Juventude, na Praia da Vitória.
Fotos Paulo Pires/cortesia GFA do Ramo Grande