domingo, 16 de agosto de 2020

Caldas da Rainha: cumpriu-se a tradição com lotação "esgotada"

A praça de toiros das Caldas da Rainha esgotou ontem a lotação possível na tarde em que se celebrou pelo 138º ano consecutivo a tradicional corrida do 15 de Agosto, a mais antiga data do calendário taurino português - uma louvável organização do empresário Paulo Pessoa de Carvalho, de novo ao leme desta praça, em que se respeitaram escrupulosamente todas as regras de prevenção do contágio da covid-19 impostas pelas autoridades sanitárias.

Lidaram-se toiros, com excelente presença e de jogo variado, das ganadarias Ribeiro Telles e Vale do Sorraia e a surpresa maior da tarde foi o clamoroso triunfo do matador Joaquim Ribeiro "Cuqui", impecável nos três tércios, a parecer que já trazia neste momento um punhado de corridas toureadas. Um grito de alerta do valoroso matador de toiros aos empresários deste país, a demonstrar que tem valor para estar nas primeiras praças.

Triunfos também dos cavaleiros António Ribeiro Telles e Manuel Telles Bastos, sobretudo nos segundos toiros dos seus lotes e tarde de êxito para o grupo de forcados Amadores das Caldas da Rainha, com rijas pegas de Duarte Manoel (à primeira), Duarte Palha (à terceira), Francisco Esteves (à segunda) e Lourenço Palha na pega da corrida, perfeita e emotiva, ao primeiro intento.

A corrida foi bem dirigida por Ana Pimenta, assessorada pelo médico veterinário José Manuel Lourenço e ao início guardou-se um minuto de silêncio em memória de Dª. Glória Díez dos Santos (viúva do grande matador Manuel dos Santos) e do recordado aficionado local Paulo Braz.

Foto Silvina Patrocínio/Facebook