quarta-feira, 14 de outubro de 2020

País regressa ao Estado de Calamidade com novas restrições


No dia em que Portugal ultrapassou pela primeira vez os 2 mil novos casos de infecção com a covid-19, o primeiro-ministro António Costa anunciou que o país volta ao Estado de Calamidade, com novas medidas restritivas, a partir das 00h00 de quinta-feira.

Estão proibidos os ajuntamentos de mais de cinco pessoas na via pública, limitação que se estende igualmente a espaços comerciais e restauração.

Outra das medidas será limitar os eventos de natureza familiar, como casamentos, baptizados, que sejam marcados a partir de hoje para um máximo de 50 participantes. Estão proibidos os festejos académicos e actividades de carácter lectivo ou científico nas escolas, universidades e politécnicos.

As forças de segurança e ASAE vão ter um reforço de ações de fiscalização das regras quer na via pública quer nos estabelecimentos de restauração e haverá ainda um reforço das coimas até 10 mil euros às pessoas coletivas (estabelecimentos comerciais e restauração) que não assegurem o cumprimento das regras.


Será ainda apresentada à Assembleia da República uma proposta de lei em que se solicita a imposição da obrigatoriedade do uso de máscara na via pública e também da utilização da app em contexto laboral, escolar e académico, nas Forças Armadas e Forças de Segurança e no conjunto da Administração Pública.


Foto D.R.