domingo, 1 de novembro de 2020

Presidente da Câmara de Setúbal promete regresso das corridas à praça "Carlos Relvas"

Segundo avançou ontem o site touroeouro.com, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, assumiu em reunião com a Prótoiro, representada num encontro que decorreu recentemente naquela cidade por Ricardo Levesinho, presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos e Hélder Milheiro, secretário-geral da Federação PróToiro, que "a tauromaquia irá ter continuidade na cidade", anunciando que as obras de remodelação da praça de toiros "Carlos Relvas" - encerrada há alguns anos - poderão arrancar no início de 2021, altura em que esta espera ter todo concluído com as famílias proprietárias da praça o processo burocrático para a aquisição do imóvel. 

Estranhamente, nem a PróToiro, nem a Associação de Empresários deram contas desta reunião com a autarca setubalense e das boas notícias que dali terão saído. Não fosse o site touroeouro.com e tudo continuaria em segredo...

Maria das Dores Meira, segundo o referido site, assumiu mesmo com os representantes taurinos que gostaria de terminar a sua carreira como autarca em Setúbal, uma vez que se encontra no terceiro e último mandato, "com a questão da tauromaquia resolvida na cidade, isto é, com a possibilidade de se darem espectáculos taurinos em Setúbal, na praça de toiros que será agora convertida em espaço multiusos".


As obras da praça "Carlos Relvas" estão projectadas para se realizarem em duas fases: numa primeira, toda a remodelação interior, corredores, curros, cavalariças, trincheira e bancadas; e numa segunda fase, com a colocação da cobertura e construção de parque de estacionamento subterrâneo. Ambas as obras contam com financiamento europeu.


A praça de toiros de Setúbal, que nos seus anos de ouro foi gerida pelo saudoso empresário Jorge Pereira dos Santos, foi inaugurada a 15 de Setembro de 1889, sendo inicialmente designada por praça de toiros "D. Carlos".


Depois de ter estado alguns anos inactiva, após a morte de Jorge Pereira dos Santos, a praça foi adjudicada pelas famílias proprietárias à empresa Aplaudir de João Pedro Bolota, que levou a efeito obras de melhoramento e a reabriu em 30 de Julho de 2011 com uma corrida em que actuaram os cavaleiros António Ribeiro Telles, Manuel Lupi e Duarte Pinto com toiros da ganadaria espanhola de Conde de la Maza, tendo pegado uma selecção de forcados do Distrito de Setúbal. Deixou de dar corridas em 2017.


Fotos D.R.