sábado, 7 de novembro de 2020

Rogério Amaro: ficou por dar uma volta à arena do Campo Pequeno

Dentro de uma hora, às 14h45, realizar-se-à na Capela Mortuária da Igreja da Parede uma breve cerimónia religiosa, seguindo depois o funeral de Rogério Amaro para o Cemitério de Trajouce, onde repousam também os restos mortais de seus pais e onde ficará sepultado.

Por cumprir, fica um dos últimos desejos que o grande empresário expressou em vida: gostava que o caixão desse uma volta à arena do Campo Pequeno antes de descer à terra, conforme nos contou ontem sua filha Ana Patrícia:

"O meu Pai disse-me várias vezes que no dia em que morresse gostava que dessem uma volta à arena do Campo Pequeno com o caixão e que depois saísse, não pela porta grande, mas pela porta dos cavaleiros, que é por onde entram os artistas. Ele morreu com o Campo Pequeno 'atravessado'... Foi empresário de quase todas as praças de toiros de Portugal, mas nunca da de Lisboa e isso era uma das suas grandes mágoas. Tenho pena de não lhe conseguir concretizar esse desejo, mas todas estas apertadas regras impostas pela pandemia impedem-nos de lhe prestar a grande homenagem que ele merecia".

Muitas pessoas do mundo tauromáquico expressaram ontem por telefonema ou mensagem à filha de Rogério Amaro as suas condolências, mas não vão marcar presença hoje nas cerimónias fúnebres, precisamente para evitar ajuntamentos e por estarem conscientes do perigo que isso hoje representa para todos nós.

Ontem à noite, passaram pela Igreja da Parede alguns dos amigos mais próximos de Rogério Amaro, entre os quais José Carlos Amorim e seu filho, José Luis Gomes, Miguel Alvarenga, António Manuel e Fernanda Barata Gomes, os filhos e a viúva de António Manuel Cardoso "Nené", seu ex-sócio de uma vida toda, MargaridaAntónio José e Paula Cardoso, António e Maria Manuel Tavares e também outras figuras do meio taurino e amigos do empresário de Salvaterra de Magos, de onde era natural.

Hoje, já durante a manhã, outras conhecidas figuras do meio tauromáquico estiveram também na Igreja da Parede rendendo uma derradeira homenagem a Rogério Amaro - que em paz descanse.

Foto D.R.